Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2017 Dezembro Memorial do TJDFT expõe novas obras e recebe visita de familiares da desembargadora Lila Pimenta

Memorial do TJDFT expõe novas obras e recebe visita de familiares da desembargadora Lila Pimenta

por SS — publicado em 05/12/2017 18:20

Filha da Desa. Lila Pimenta visita Memorial do TJDFTNa tarde desta terça-feira, 5/12, o Memorial TJDFT recebeu a visita de Lílian Pimenta Duarte – filha da desembargadora Lila Pimenta Duarte, que dá nome ao museu do Tribunal – e de Eliane Custódio, sobrinha da desembargadora. Ambas puderam conhecer o acervo de fotos, painéis, mobiliário, esculturas, processos marcantes e outras peças que contam a história do Tribunal de Justiça e a biografia da desembargadora Lila Pimenta Duarte.

As visitantes também apreciaram a nova exposição de quadros incorporados ao acervo artístico do Tribunal, em contrapartida das exposições realizadas no Memorial TJDFT em 2017, conforme previsto em Edital. Também está em exposição uma pintura doada pela servidora Jacy Minervino. As obras estarão disponíveis para visitação até março de 2018, exceto durante o Plantão Judicial (de 20/12/2017 a 7/1/2018), quando o Espaço estará fechado ao público.

 

Confira a lista das obras de artes expostas no Memorial TJDFT:

  • CAMPO DE PAPOULAS (óleo sobre tela, 70 cm x 90 cm, 2017) - Silvia Medeiros – servidora do TJDFT, trabalha na Secretaria de Controle Interno – SECI. Nascida em Brasília. Economista. Em 2016, participou da exposição conjunta “As belas artes das mulheres do Judiciário”, no espaço Cultural do TRF 1ª Região. Realizou sua primeira exposição individual, “Sonho Sobre Tela”, no Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte.
  • OURO PRETO (óleo sobre tela, 120 cm x 80 cm, 2014) - Lenângela (Profª Lenine Oliveira Angelo) – Nascida em Brasília, é artista plástica autodidata e vem de uma família de artistas. Em 1997 participou de uma exposição coletiva na Galeria de Arte Vincent Van Gogh em Sobradinho/DF, em 2009 participou de uma Gincana de Arte no Colégio Militar de Brasília, sendo premiada em 3º lugar. Entre outras, realizou uma exposição individual no Espaço Cultural do TRF 1 (2016); atualmente, tem suas obras expostas em seu ateliê, onde também ensina.
  • STF 01 (acrílica sobre tela, 60 cm x 60 cm, 2016) – Alexsandro Almeida – Natural de Barreiras/BA, reside em Brasília. Pedagogo e graduado em Desenho Industrial. Já ganhou diversos prêmios de arte. As suas telas apresentavam uma arquitetura brasiliense que abandona a neutralidade, solidez, frieza e sobriedade que lhe são típicas para incorporar visualmente a pluralidade presente na capital do País: o colorido multicultural, a flexibilidade, a receptividade, o calor humano e a alegria que dão vida à cidade.
  • CAÇADA DA RAINHA (fotografia colorida, 50 cm x 75 cm, 2015) – Weverson Paulino – É formado em História e pós-graduado em Fotografia de Natureza. Por ter crescido na região da Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás, desenvolveu atividades de conhecimento e preservação ecológica na área, além da paixão pela fotografia.
  • ÍNDIA YANOMAMI (fotografia 100 cm x 100 cm, 2015) – André Rodrigo – É autodidata na arte da fotografia e tem como principal referência o fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson. Suas fotografias mostram o convívio com os indígenas e seu cotidiano. Nas imagens, podem ser percebidas idéias de corpo em liberdade, a relação equilibrada com a floresta, além dos mistérios e desafios do dia a dia dos índios yanomamis.
  • RONDA (acrílica sobre tela, 83 cm x 96 cm, 2012) – Mirele Brant – Mineira, Bacharel em Artes Plásticas, licenciada em Arte-Educação e Pós Graduada Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e Cultura. Diversas exposições no Brasil e no exterior. Existe no processo criativo de Mirele Brant a influência da artista mexicana Frida Kahlo que transformou drama em arte ao abordar em seus auto-retratos temas da sua própria vida.
  • PELOURINHO (óleo sobre tela, 210 cm x 140 cm, 1981) - LOPES – artista plástico baiano. Quadro doado pela servidora Jacy Maria Lima Minervino.

 

Memorial do TJDFTVisite o Memorial!

O Memorial TJDFT está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pelo desembargador Humberto Ulhôa.

ícone twitter  ícone facebook