TJDFT implanta novo firewall e aumenta a segurança da informação

por SB — publicado 2017-12-05T12:15:00-03:00

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT implantou, nos dias 25 e 26/11, um novo firewall do tipo Next Generation (NGFW), mais moderno e eficiente que os tradicionais, pois agrega maior segurança com menor esforço e complexidade para as equipes técnicas. A modernização estava prevista no Plano de Contratações de 2017 e faz parte do Plano de Administração do Biênio 2016-2018.

A solução contratada, Palo Alto Networks, viabiliza uma remodelagem completa da camada de segurança que está entre o TJDFT e o resto do mundo, e traz maior proteção para os sistemas da Casa, como o PJe, o SEI e os demais serviços tecnológicos prestados à comunidade. O alto poder de processamento e a largura de banda do novo firewall também protegem o tráfego de dados entre os fóruns e o Datacenter, reduzindo ameaças locais, além de reduzir custos contratuais, pois substitui cinco soluções (Firewall, VPN, Proxy, QoS e IPS), e oferece maior integração e respostas mais rápidas em casos de incidentes de segurança.

Entre seus recursos estão o controle por aplicações; a prevenção de ameaças; a classificação e priorização do tráfego; o controle de malwares modernos; a identificação dos usuários; a geolocalização, que identifica o local geográfico de um usuário ou dispositivo; e a capacidade de proteger a rede de comunicação privada do Tribunal (VPN) por meio da internet.

A aquisição do novo firewall é mais uma iniciativa do TJDFT com vistas a manter protegidos os sistemas da Casa e as informações sob sua guarda. Dessa forma, o Tribunal atua no sentido de cumprir sua missão institucional de proporcionar à sociedade do Distrito Federal o acesso à justiça e a resolução dos conflitos, por meio de um atendimento de qualidade, promovendo a paz social.