Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2017 Julho Artista abre exposição de pinturas figurativas no Memorial TJDFT

Artista abre exposição de pinturas figurativas no Memorial TJDFT

por SS — publicado em 17/07/2017 18:50

artista plástico Tony LimaNa tarde desta segunda-feira, 17/7, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu a exposição de pinturas "Esboçando Arte", do artista plástico Tony Lima. A abertura da exposição foi prestigiada por amigos e servidores da Casa. A mostra ficará disponível para visitação até 28/7.

Tony Lima é de Parnaíba, Piauí. Autodidata, desenhava a lápis desde criança, e ao mudar para Brasília, em 1980, passou a conhecer a tinta. Aos poucos, familiarizou-se com a tinta e o óleo de linhaça, orientado pelo balconista Zé Luis, da casa de material artístico Poliarte. Participou de alguns cursos de pintura com os artistas Anselmo Rodrigues e Luiz Lobão até abandonar o trabalho de garçom para se dedicar integralmente à pintura.

Suas obras inspiram-se na observação de cenas e imagens do cotidiano, aliadas àquelas que surgem em seus sonhos. Tony Lima já participou de mais de trinta exposições no Distrito Federal e conquistou o 1º Prêmio no Pinte Brasília 1996; o 5º Prêmio na Coletiva Pátio Brasil em 2003 e o 1º lugar no Salão de Artes Riachuelo, Congresso Nacional, em 2015.

“Esboçando Arte” traz as marcas do estilo figurativo e caricato de Tony Lima: mulheres de rostos angulosos, pescoços longilíneos e cabeças bem curvadas para o lado. As figuras femininas ilustradas por ele aparecem em cenas do dia a dia, realizando atividades domésticas, culturais, artísticas ou apenas posando, com fundos ricos em detalhes. Para a exposição o artista também traz figuras masculinas e religiosas, com seu toque naïf, inspirado no artista Amedeo Modigliani.

Visite o Memorial!

O Memorial TJDFT está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pelo desembargador Humberto Ulhôa.

 

ícone twitter  ícone facebook