Espetáculo musical leva alimento à mesa de crianças e adolescentes acolhidos

por por LF/SECOM/VIJ-DF — publicado 2017-07-17T18:20:00-03:00

Música: alimento para a alma e para a mesa de quem precisa

A Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa social da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ-DF), recebeu do Iate Clube de Brasília meia tonelada de alimentos não perecíveis que beneficiaram crianças e adolescentes que vivem nas entidades de acolhimento Irmão Áureo, Casa Transitória, Aldeias SOS, Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo e Lar de São José.

A ação solidária foi resultado da terceira edição do Iate In Concert, ocorrido no último dia 13 de julho, na sede do clube, com a participação de um público estimado em dez mil pessoas. O evento contou com a apresentação de músicas clássicas pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, sob a regência de seu maestro titular Cláudio Cohen.

A iniciativa arrecadou um total de sete toneladas de alimentos, sendo que quatro foram doadas ao banco de alimentos do Governo do Distrito Federal, parceiro do evento. O restante foi dividido entre a Rede Solidária Anjos do Amanhã, Casa do Ceará, Abrace e Câmara de Dirigentes Lojistas e outras duas entidades beneficentes.

Parceria com o Iate Clube

Presente ao Iate In Concert, Gelson Leite, supervisor da Rede Solidária, disse que o momento propiciou que o Anjos do Amanhã fosse incluído no cadastro social do Iate Clube, a fim de passar a receber todo o tipo de doação de bens. Gelson comemora a possibilidade de destinar mobiliário aos jovens egressos das entidades acolhedoras, que precisam se desvincular da medida de acolhimento e estruturar uma nova moradia após completarem 18 anos.

Santiago, Leite e Gallerani“Estar no Iate In Concert foi enriquecedor porque nos permitiu entrar contato com outros parceiros estratégicos e marcou a aproximação da Rede Solidária com o Iate Clube, seja para receber doações seja para firmar outras modalidades de parcerias”, afirmou Gelson.

A aproximação com o Iate Clube de Brasília se deu com a iniciativa do oficial de justiça do TJDFT Marcelo Teixeira Gallerani. No dia 12 de maio, ele entregou 120 kg de alimentos não perecíveis à Rede Solidária, que foram destinados a duas entidades de acolhimento de meninos e meninas do DF.

A ideia partiu do servidor, que também é comissário de proteção da infância e da juventude credenciado pela Vara e vice-diretor da Motonáutica do Iate Clube de Brasília. Ele foi responsável pela organização do 2º Torneio Comodoro de Motonáutica (Corrida de Jet Ski), ocorrido nos dias 6 e 7 de maio, no Iate Clube, e pediu aos participantes a doação de alimentos como forma de inscrição no campeonato.

Gelson acredita que o sucesso da Rede Solidária em ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social se deve também pela divulgação dos próprios voluntários e dos servidores do TJDFT. As doações e parcerias nascem da iniciativa de cada um em divulgar o nome do programa social da VIJ-DF e do envolvimento pessoal de exercer a responsabilidade social em benefício de seu semelhante. 

Quer saber como ajudar?

Qualquer pessoa pode ajudar as crianças e os adolescentes atendidos pela Vara da Infância e da Juventude, por intermédio da Rede Solidária Anjos do Amanhã. Uma das formas de contribuir é integrar uma lista de discussão do Anjos do Amanhã: rsanjosdoamanha@googlegroups.com. Trata-se de um espaço virtual destinado aos voluntários e parceiros, criado especialmente para divulgar notícias, informações, campanhas promovidas pelo programa e demandas pontuais de crianças, adolescentes e familiares atendidos pela VIJ-DF, que nem sempre são divulgadas amplamente na mídia. O moderador do Anjos do Amanhã é ponderado no envio de mensagens.

Quem quiser contribuir, conforme sua possibilidade e disposição, basta encaminhar nome, e-mail e lotação no TJDFT para anjosdoamanha@tjdft.jus.br, escrevendo no assunto Lista de Discussão – Quero Participar. Para saber mais sobre essa ideia, clique aqui.