Memorial do TJDFT recebe a exposição de pinturas "Esboçando Arte" nesta segunda-feira

por ACS — publicado 2017-07-17T08:00:00-03:00

Exposição Tony Lima MemorialNesta segunda-feira, 17/7, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebe a exposição de pinturas "Esboçando Arte", do artista plástico Tony Lima. A abertura da exposição ocorrerá às 16h no memorial, localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília, e a mostra ficará disponível para visitação até 28/7.

Tony Lima é de Parnaíba, Piauí. Autodidata, desenhava a lápis desde criança, e ao mudar para Brasília, em 1980, passou a conhecer a tinta. Aos poucos, familiarizou-se com a tinta e o óleo de linhaça, orientado pelo balconista Zé Luis, da casa de material artístico Poliarte. Participou de alguns cursos de pintura com os artistas Anselmo Rodrigues e Luiz Lobão até abandonar o trabalho de garçom para se dedicar integralmente à pintura.

Suas obras inspiram-se na observação de cenas e imagens do cotidiano, aliadas àquelas que surgem em seus sonhos. Tony Lima já participou de mais de trinta exposições no Distrito Federal e conquistou o 1º Prêmio no Pinte Brasília 1996; o 5º Prêmio na Coletiva Pátio Brasil em 2003 e o 1º lugar no Salão de Artes Riachuelo, Congresso Nacional, em 2015.

“Esboçando Arte” traz as marcas do estilo figurativo e caricato de Tony Lima: mulheres de rostos angulosos, pescoços longilíneos e cabeças bem curvadas para o lado. As figuras femininas ilustradas por ele aparecem em cenas do dia a dia, realizando atividades domésticas, culturais, artísticas ou apenas posando, com fundos ricos em detalhes. Para a exposição o artista também traz figuras masculinas e religiosas, com seu toque naïf, inspirado no artista Amedeo Modigliani.

Visite o Memorial!

O Memorial TJDFT está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pelo desembargador Humberto Ulhôa.