TJDFT promove solenidade de abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno

por ASP — publicado 2017-07-27T17:50:00-03:00

Agosto Dourado - aleitamento maternoAção no TJDFT é promovida por meio do seu Programa de Qualidade de Vida / Pró-Vida

Este ano, novamente, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios foi escolhido para ser a sede da abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno no Distrito Federal. A cerimônia de abertura será realizada no dia 1º de agosto, às 17h, no Salão Nobre do Palácio da Justiça. Essa semana dedicada ao aleitamento materno acontece, simultaneamente, em mais de 150 países, de 1º a 7 de agosto. Em 2017, o tema da Semana é "Trabalho conjunto para o bem comum". A ação marca também o início da campanha Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno, instituído pela Lei Federal 13.435, de 12 abril de 2017.

O “Agosto Dourado” é símbolo da luta pelo incentivo à amamentação e traz o dourado confirmando o padrão ouro de qualidade do leite materno. A campanha pretende  intensificar ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno com a realização de palestras e eventos, além de reuniões com a comunidade. Para conferir maior visibilidade à campanha, durante todo o mês de agosto, vários espaços públicos serão iluminados com a cor dourada.

O TJDFT, em apoio a essas ações, realiza, desde 2008, inicialmente por meio do Programa de Assistência Materno Infantil - PROAMI e, agora, por meio do seu Programa de Qualidade de Vida - Pró-Vida, vinculado à Secretaria de Saúde do TJDFT, uma semana dedicada ao tema no Órgão. Ao longo desses anos, o Tribunal tem se destacado por várias palestras realizadas sobre amamentação e assuntos relacionados. O objetivo é orientar e preparar a mãe magistrada, servidora ou ocupante de cargo de natureza especial durante a gestação, além de oferecer apoio na fase de readaptação ao trabalho e permitir que as mães amamentem seus bebês durante o expediente. E neste sentido, no dia 3/8, será realizada a palestra "A Importância do Aleitamento Materno", com a Dra Sandi Yurika Callejon de Farias Sato, na sala 2 da Amagis, às 15 horas. Clique aqui para fazer sua inscrição. 

O leite materno é a primeira e principal fonte de nutrição dos recém-nascidos até que se tornem aptos a comer e digerir os alimentos sólidos. Ele contém todas as proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável. Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças e ainda estimula o desenvolvimento cerebral.

Estudos comprovam que a amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis. O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que seis milhões de crianças por ano, conforme dados da Organização Mundial da Saúde - OMS.

Semana Mundial do Aleitamento Materno

A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi criada por iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno- WABA e recebe o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O objetivo é facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação.

No Brasil, a Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada desde 1999 e coordenada pelo Ministério da Saúde. Também apoiam a Semana do Aleitamento, organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais, sociedades de classe e organizações não-governamentais.