Campanha nas redes sociais alerta para violência contra idosos

por SB — publicado 2017-06-13T17:05:00-03:00

Campanha nas redes sociais alerta para violência contra idososA Central Judicial do Idoso aproveita Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, para promover campanha alertando para quatro tipos de violência praticados contra esse grupo social: abandono, violência psicológica, violência física e violência financeira. Com o slogan “Gestos de carinho marcam”, a campanha chama a atenção para os comportamentos que os cuidadores dos idosos devem ter.

Estatísticas revelam que os principais agressores são membros da família, por isso o foco da campanha foi utilizar uma comunicação não-violenta para promover a reflexão. "Não se trata, simplesmente, de técnica de linguagem ou um método de diálogo. A comunicação não-violenta vai além, pois abrange valores muito importantes como paciência, dedicação, esforço, prática e envolvimento", explica a Promotora de Justiça de Defesa do Idoso, Sandra Julião, que também é uma das coordenadoras da Central.

As imagens da campanha podem ser compartilhadas nas redes sociais e a ideia é promover a reflexão sobre as violências cometidas contra esse grupo, nem sempre percebidas e denunciadas, mas que constituem grave violação aos Direitos Humanos. Para compartilhar, clique nas imagens e faça download.

A Central é formada pelo TJDFT, MPDFT e Defensoria Pública do DF. Atua no acolhimento aos idosos do DF que têm seus direitos ameaçados ou violados e que necessitam de orientação na esfera da Justiça. Seus objetivos principais são garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover articulação com instituições para atendimento de demandas e assessorar autoridades competentes. Para saber mais sobre a Central do Idoso, clique aqui