Escritora lança livro infantil no Memorial do TJDFT

por SS — publicado 2017-06-14T18:45:00-03:00

Dinorá Couto CançadoNesta quarta-feira, 14/6, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu o lançamento do livro “Lango e Tixa: Papo que espicha” – da escritora Dinorá Couto Cançado. O evento foi prestigiado por servidores da Casa e pelos frequentadores da Biblioteca Braille Dorina Nowill, de Taguatinga, que declamaram poemas, leram contos e fizeram performance teatral de um trecho do livro. A dramatização foi protagonizada por Noeme Rocha e Marcos Ribeiro, deficientes visuais participantes da biblioteca, e contou com a narração de Eliane Ferreira.

Dinorá Couto Cançado é pedagoga, ativista cultural, dinamizadora de bibliotecas, incentivadora de leituras e escritora. Desde a sua aposentadoria, há 20 anos, tem-se destacado pelo trabalho voluntário na Biblioteca Braille Dorina Nowill, levando experiências de leitura do DF e divulgando talentos locais para o mundo. Autora do livro “Revolucionando Bibliotecas”, trabalha incansavelmente para incentivar crianças, jovens e adultos a cultivarem o prazer pela leitura.

Seu novo livro, “Lango e Tixa: Papo que espicha” começa quando Lango Longo, um desajeitado calango, chega na casa onde mora Tixa, a lagartixa, e a partir daí traçam uma deliciosa e delicada aventura com muita diversão e encantamento. O tema central do livro trata dos diversos preconceitos sobre o desconhecido e também sobre a dificuldade em aceitar diferenças ou até mesmo compreendê-las. A narrativa permite uma compreensão das relações entre os universos distintos dos personagens. Valores como a amizade e igualdade são mencionados de forma lúdica, sem apontamentos morais ou panfletários.

Performance teatralServiço

O Memorial TJDFT está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pelo desembargador Humberto Ulhôa.