Presidente do TJDFT participa da abertura de seminário de Planejamento Sustentável do Judiciário

por ACS — publicado 2017-06-21T16:25:00-03:00

Evento Sustentabilidade na Administração PúblicaO Presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado, participou da abertura do evento de Sustentabilidade na Administração Pública e o IV Seminário de Planejamento Sustentável do Poder Judiciário, nesta terça-feira, dia 20/6. O evento marca a publicação do Acórdão TCU 1506/2017, com recomendações de sustentabilidade na Administração Pública, como, por exemplo as compras sustentáveis. 

O seminário, que acontece no auditório do TCU, termina nesta quinta-feira e debate as iniciativas de sustentabilidade na gestão do Poder Judiciário, que tem contribuído na melhoria e na eficiência dos tribunais do país.

O Presidente do TJDFT compôs a mesa e, na ocasião, fez uso da palavra, ressaltando as ações pioneiras, sustentáveis, da justiça do DF, inclusive com a inauguração em 2010, do Fórum Verde no DF, destacada em sua fala. O TJDFT foi elogiado pelo Presidente do TCU, Ministro Raimundo Carreiro, e foi citado como parceiro do referido Tribunal e, também, dos Tribunais Superiores nas ações de sustentabilidade.  

Na ocasião o Presidente do TJDFT assinou ainda um acordo de cooperação técnica de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência com o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal, o Tribunal de Contas da União, o Superior Tribunal de Justiça com o intuito de promover o intercâmbio de informações, experiências, tecnologia e logística.

O Seminário está sendo realizado em conjunto pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT). Entre as autoridades presentes, estava ministro substituto do Meio Ambiente, Marcelo Cruz.

A Resolução 201 do CNJ determinou, aos órgãos do Poder Judiciário, a implementação do Plano de Logística Sustentável (PLS) para reduzir o impacto ambiental de suas atividades. A Resolução também prevê a criação de núcleos socioambientais voltados para o estímulo a mudança dos padrões atuais de compra, consumo e gestão dos documentos desses órgãos, no âmbito do Poder Judiciário. Até 14 de junho de 2017, cerca de 82 tribunais e conselhos já haviam publicado seus planos de sustentabilidade, o que representa 89,13% do total do país.

Os planos de logística sustentável objetivam dar transparência aos gastos públicos, e os tribunais com gastos mais eficientes acabam apresentando melhores resultados e tendo produtividade muito maior. O TJDFT é um exemplo, mesmo antes da resolução 201, implantou o Fórum Verde, o programa Viver Direito e foi um dos primeiros tribunais estaduais a implantar um setor especifico para gerenciar questões socioambientais.