TJDFT reduz consumo de água e inova na gestão do recurso

por TT — publicado 2017-06-12T09:50:00-03:00

PLS - Água

Em 2016, o TJDFT reduziu o consumo de água em 1.475 m³ com relação a 2015, mesmo com a inauguração dos fóruns de Águas Claras e do Recanto das Emas. Para ter uma ideia, a quantidade de água economizada pelo TJDFT é suficiente para o consumo de uma pessoa por 40 anos ou de 14.750 pessoas em um dia.

A redução do consumo de água no TJDFT vem sendo verificada, ano após ano, desde 2013, mesmo com o aumento do número de servidores e magistrados e a inauguração de novos fóruns. O resultado positivo é reflexo de várias iniciativas de gestão implementadas, por meio do Plano de Logística Sustentável – PLS do TJDFT, como a manutenção preventiva para redução de vazamentos e a adoção de intervalos maiores e formas mais econômicas e sustentáveis de lavagem de carros e de áreas comuns.

Além disso, estão, em andamento na Casa, a instalação de redutores de vazão nas torneiras dos fóruns, o isolamento das torneiras externas e a instalação de hidrômetros digitais. A instalação de hidrômetros digitais, sem ônus para o TJDFT, que foi escolhido como órgão piloto deste sistema pela CAESB, permite o monitoramento e mensuração de possíveis vazamentos, praticamente, em tempo real. No momento, o TJDFT conta com 22 hidrômetros já instalados.

Esses e outros dados de economia de gastos públicos e de redução dos consumos de água, energia, contratos de terceirizados, telefonia, papel, entre outros, podem ser conferidos no  Relatório de desempenho do Plano de Logística Sustentável – Ano 2016, disponível na página Transparência do site do TJDFT.

Leia também

TJDFT economiza 3 milhões de folhas de papel após implementação do PJe nos juizados cíveis de Brasília