Corregedor de Justiça visita Fórum de Santa Maria após correição ordinária

por SS — publicado 2017-05-10T17:55:00-03:00

Corregedor no Fórum de Santa MariaNa tarde desta quarta-feira, 10/5, o Corregedor da Justiça do Distrito Federal, desembargador José Cruz Macedo, acompanhado dos juízes assistentes Luis Martius e Caio Sembongi, reuniu-se com juízes e juízas das serventias da Circunscrição Judiciária de Santa Maria, após correição inspecional ordinária, ocorrida nos meses de outubro e novembro do ano passado.

A visita da Corregedoria teve o propósito de fomentar o diálogo e conhecer melhor a realidade dos cartórios da referida circunscrição. Na reunião, os magistrados falaram sobre o cumprimento das Metas Nacionais do Poder Judiciário; sobre o Processo Judicial Eletrônico – PJe; e distribuição de processos criminais, dentre outros assuntos.

Foram inspecionadas as 1ª e 2ª Varas Cíveis, de Família e de Órfãos e Sucessões; a 1ª Vara Criminal e Tribunal do Júri; a 2ª Vara Criminal; e o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Ao final, mais de 4.252 processos foram correicionados na Circunscrição de Santa Maria e os cinco cartórios receberam o Selo Ouro de Qualidade da Corregedoria – concedido às serventias que atingem 90% ou mais da pontuação máxima possível, nos termos da Portaria GC 59/2016.

As correições inspecionais seguem o Provimento Geral da Corregedoria e visam à redução de inconsistências sistêmicas e à uniformização e padronização das práticas e rotinas cartorárias, imprimindo, assim, mais celeridade aos ritos processuais. A correição em Santa Maria seguiu também a Portaria GC 166/2016.

No ciclo 2016/2018, o TJDFT já realizou correição inspecional ordinária em 64 serventias. Ao todo, foram correicionados 59.531 processos e analisadas mais de seis milhões de páginas. Para mais informações, acesse a página das Correições Judiciais no site do TJDFT.