Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2017 Maio Estudantes de Direito visitam o TJDFT e conhecem o Tribunal do Júri de Brasília

Estudantes de Direito visitam o TJDFT e conhecem o Tribunal do Júri de Brasília

por SS — publicado em 18/05/2017 18:10

visita estudantes IESB ao TJDFTNa tarde desta quinta-feira, 18/5, o Tribunal recebeu a visita de estudantes do curso de Direito do Centro Universitário IESB. Sob supervisão do professor Fabrício Lopes, cerca de 35 alunos foram recebidos pela equipe do Memorial do TJDFT, no hall do Palácio Ruy Barbosa, e seguiram para o Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte.

No Memorial, os estudantes assistiram ao vídeo “50 anos do TJDFT” e tiveram visita guiada pelos 18 painéis que contam a história do Tribunal de Justiça, desde a sua origem até os dias atuais – e apreciaram também os processos emblemáticos, livros, fotos, móveis, togas, esculturas, entre outras peças históricas do museu.

Em seguida, os alunos se dirigiram ao Tribunal do Júri de Brasília, onde foram recebidos pela Diretora de Secretaria, Márcia Santos, que explicou sobre o funcionamento e os trâmites processuais do cartório, além de mostrar diversas instalações como o parlatório, salas de audiência, sala secreta dos jurados e o próprio plenário do Tribunal do Júri.

Ainda, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com o juiz substituto do Tribunal do Júri de Brasília, Frederico Ernesto, e com o promotor de Justiça Marcelo Borges, que ensinaram sobre os procedimentos da audiência de instrução, os possíveis caminhos do processo antes e depois do pronunciamento do réu, além de responderem dúvidas dos alunos a respeito das sessões de julgamento.

Saiba mais

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, localizado no 10º andar do Bloco A, Ala A, funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas. Se você deseja trazer seu grupo ou escola, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelo telefone (61) 3103-5893 e reserve seu horário. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pelo desembargador Humberto Ulhôa.

ícone twitter  ícone facebook