Juiz do TJDFT fala do sistema penitenciário no STJ Cidadão

por ACS — publicado 2017-03-24T17:55:00-03:00

Juiz Luis MartiusO Juiz Auxiliar da Corregedoria da Justiça do DF, Luis Martius de Holanda Bezerra Júnior, concedeu entrevista ao STJ Cidadão sobre o sistema penitenciário brasileiro. O programa já está no ar e pode ser acessado aqui.

Rebeliões, ressocialização, população carcerária, o papel do Estado e o depoimento de quem passou por um presídio são questões abordadas no programa STJ Cidadão desta semana.

No programa também participam o ministro aposentado do STJ Gilson Dipp e o ministro Rogério Schietti Cruz. Gilson Dipp fala sobre o desinteresse político em investir no sistema. Ele afirma que “prisão, construção de presídio, acompanhamento de preso são questões que politicamente não dão voto”.

O ministro Rogério Schietti Cruz fala sobre a Lei de Execução Penal, a responsabilidade da Justiça e o trabalho do STJ em decisões que podem influenciar o funcionamento do sistema. Também relata o desafio dos magistrados ao decidir temas como excesso de prazo e a aplicação do princípio da insignificância. 

As edições do STJ Cidadão vão ao ar às quintas-feiras, às 21h, na TV Justiça. São reprisadas às segundas e quartas-feiras, às 11h30, e aos sábados e domingos, às 15h30. Além de ser veiculado na TV, o programa está disponível no canal do STJ no YouTube.