Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2017 Outubro Palestra aborda o envelhecimento como direito personalíssimo

Palestra aborda o envelhecimento como direito personalíssimo

registrado em:
por SB — publicado em 11/10/2017 14:20

Mês do Idoso - 2017Como parte das comemorações do Mês da Pessoa Idosa, a Central Judicial do Idoso promove, na segunda-feira, 16/10, a palestra “O Envelhecimento como Direito Personalíssimo”, proferida pela juíza de Direito do TJRJ Maria Aglaé Tedesco Vilardo. A palestra será das 9h às 12h, no Auditório Andrelino Bento Santos Filho, que fica na Sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, na Praça do Buriti, lote 2. As inscrições podem ser feitas pelo site da Defensoria Pública do DF (http://www.defensoria.df.gov.br/). A palestrante é doutora em Bioética e Presidente do Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ. 

Na terça-feira, 10/10, foi ministrada, em parceria com o Programa Superendividados do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania - CEJUSC-SUPER do TJDFT, a palestra “Educação Financeira e Qualidade de Vida” (foto abaixo). O encontro foi conduzido na forma de exposição dialogada por meio da apresentação de slides, vídeos e dinâmicas de grupo. Entre os assuntos abordados estavam a relação entre consumo, poupança e crédito e as alternativas de resolução amigável de conflitos financeiros.

O Mês da Pessoa Idosa comemora o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro. A Central Judicial do Idoso elaborou uma programação especial (clique aqui para baixar a programação) com duas palestras (10/10 e 16/10), uma audiência pública (24/10) e o lançamento da 3ª edição do Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa no Distrito Federal (31/10). O objetivo é trazer informações úteis para as pessoas com 60 anos ou mais, promover reflexão jurídica acerca do tema envelhecimento, estimular o debate sobre a velhice e conscientizar a sociedade acerca da violência contra o idoso.

Na terça-feira, 24/10, terá lugar a audiência pública que discutirá o tema “Política de Cuidados com a Pessoa Idosa”, no auditório do MPDFT, das 13h às 18h. Haverá 400 vagas e as inscrições para manifestação oral poderão ser feitas no próprio local. Palestrantes com os participantes em círculo fazendo uma dinâmica de apresentação.Para saber mais, clique aqui e leia o edital de convocação.

Para encerrar a programação do Mês da Pessoa Idosa, será lançado o Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa do Distrito Federal – 3ª edição. Será proferida palestra pela defensora pública Márcia Domingos e Sá, coordenadora da Central Judicial do Idoso, e pela Ouvidora Nacional de Direitos Humanos, Irina Bacci. Na ocasião, também serão comemorados os dez anos da Central Judicial do Idoso, com a exibição de um filme. O evento, que oferecerá 230 vagas para participantes, será no dia 31/10, das 13h30 às 18h, no Auditório Sepúlveda Pertence, que fica no térreo do Bloco A do Fórum de Brasília. Os interessados podem inscrever-se pelo e-mail centraljudicialdoidoso@tjdft.jus.br. Será fornecida certificação pela Segunda Vice-Presidência do TJDFT e CJI a ser entregue no dia do evento.

Para conhecer as edições anteriores do Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa no Distrito Federal, clique aqui.

A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e da Defensoria Pública do Distrito Federal. Atua no acolhimento aos idosos do DF que têm seus direitos ameaçados ou violados e que necessitam de orientação na esfera da Justiça. A Central funciona no 4º andar do bloco B do Fórum de Brasília e atende aos idosos das 12h às 18h. O telefone de contato é 3103-7609.

ícone twitter  ícone facebook