TJDFT inicia correições no Fórum de Águas Claras nesta quinta-feira

por MD — publicado 2017-10-18T11:05:00-03:00

A Corregedoria da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, por meio da Portaria GC 156/2017, determina a realização de correição judicial ordinária em três unidades judiciárias do Fórum Desembargador Helládio Toledo Monteiro, localizado em Águas Claras. Os trabalhos iniciam nesta quinta-feira, 19/10, e serão estendidos até o dia 3/11, sempre das 7h30 às 19h, nas varas de Família e de Órfãos e Sucessões e Criminal e Tribunal do Júri, bem como no Juizado Especial Criminal e Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da circunscrição.

As correições seguem o Provimento Geral da Corregedoria e visam à redução de inconsistências sistêmicas e à uniformização e padronização das práticas e rotinas cartorárias, com intuito de conferir mais celeridade aos ritos processuais. Durante o período de correição, não haverá suspensão de prazos processuais, interrupção de distribuição, transferência das audiências já marcadas, assim como prejuízo ao atendimento das partes e dos procuradores.

A correição deverá ser acompanhada pelos magistrados e servidores designados pela Corregedoria, pelo juiz em exercício na unidade judiciária e pelo diretor de secretaria ou seu substituto. A execução das atividades ocorrerá em três frentes: inspeção, saneamento e resíduos. Ao final dos trabalhos da correição, será elaborado relatório das atividades desenvolvidas, no qual constará a descrição de eventuais inconsistências observadas, boas práticas cartorárias, além de recomendações para o tratamento das irregularidades.

Os juízes das unidades correicionadas terão o prazo de 30 dias, contados do recebimento do relatório de correição, para encaminharem à Corregedoria resposta referente à regularização de eventuais pendências encontradas e não saneadas durante a correição.