Central do Idoso abre inscrições para palestra sobre educação financeira para idosos

por SB — publicado 2017-09-25T18:05:00-03:00

Imagem ilustrativa em comemoração ao mês da pessoa idosa. Na imagem há vários hexágonos com fotos de idosos. Essas formas geométricas estão concentradas no lado direito da imagem, no canto superior. Na parte inferior da imagem há a assinatura da Central Judicial do Idoso, que é representada por uma árvore.A Central Judicial do Idoso, em parceria com o Programa Superendividados do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania - CEJUSC-SUPER do TJDFT promovem, no dia 10 de outubro, a palestra “Educação Financeira e Qualidade de Vida”. O evento é voltado, exclusivamente, para pessoas com 60 anos ou mais e será realizado das 14h às 17h, na sala da AMAGIS, que fica no 10º andar do bloco B do Fórum de Brasília.

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail centraljudicialdoidoso@tjdft.jus.br. O interessado deve informar o nome completo, data de nascimento, endereço e telefone para contato. Serão disponibilizadas 30 vagas.

O encontro sobre educação financeira será realizado na forma de exposição dialogada por meio da apresentação de slides, vídeos e dinâmicas de grupo. O objetivo é que, ao final da ação educacional, o participante seja capaz de compreender a relação entre consumo, poupança e crédito, avaliando opções para administração de seus recursos financeiros de maneira consciente (gestão sustentável), além de identificar alternativas de resolução amigável de conflitos financeiros.

O evento faz parte das comemorações do Mês da Pessoa Idosa, promovido pela Central Judicial do Idoso, que contará também com a palestra “O Envelhecimento como Direito Personalíssimo”, em 16/10; a audiência pública “Política de Cuidados com a Pessoa Idosa”, em 24/10; e o lançamento do “Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa do Distrito Federal – 3ª edição”, em 31/10.

A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e da Defensoria Pública do Distrito Federal. Atua no acolhimento aos idosos do DF que têm seus direitos ameaçados ou violados e que necessitam de orientação na esfera da Justiça. A Central funciona no 4º andar do bloco B do Fórum de Brasília e atende aos idosos das 12h às 18h. O telefone de contato é 3103-7609.

O CEJUSC-SUPER foi criado pela Portaria Conjunta 4/2016, com a finalidade de promover a prevenção, o tratamento e a resolução amigável de conflitos envolvendo consumidores em situação de superendividamento. Entre suas formas de atuação, estão a prevenção dessa situação, a promoção de medidas que estimulem o acesso ao crédito responsável, a educação financeira do consumidor e a reinclusão social do consumidor superendividado.

Saiba mais:

Central Judicial do Idoso

Programa Superendividados