Fórum Verde do TJDFT é destaque em reportagem especial sobre soluções sustentáveis

por TT — publicado 2018-04-03T15:55:00-03:00

Fórum VerdeO Fórum do TJDFT Desembargador Joaquim de Sousa Neto, também conhecido como Fórum Verde, ganhou destaque em reportagem especial sobre soluções sustentáveis para o uso da água. A matéria, publicada na última semana, pela Empresa Brasileira de Comunicação – EBC, destaca as boas práticas do país e do mundo, que visam o reuso e evitam o desperdício hídrico.

Inaugurado pelo TJDFT em 2011, o Fórum Verde é o primeiro edifício sustentável do Judiciário brasileiro. O prédio conta com uma Estação Compacta de Tratamento de Esgoto - ETE e um sistema de captação de água pluvial, que é utilizada nas descargas, na lavagem de pisos e na irrigação de jardins. Além disso, o projeto da edificação levou em consideração o aproveitamento da luz natural e da ventilação cruzada como forma de diminuir o consumo de energia.

Na reportagem, a coordenadora de Gestão Socioambiental do TJDFT, Adriana Tostes, ressalta as medidas adotadas pelo Tribunal que resultaram na redução do consumo de água nos últimos anos na Casa. Entre as ações destacam-se a parceria com a Companhia de Água e Esgoto de Brasília – Caesb para instalação de hidrômetros digitais, que contribuiu para o monitoramento e a detecção de vazamentos, bem como as alterações realizadas na rotina de lavagem das caixas de água de forma a aproveitar o esvaziamento natural e evitar, assim, o desperdício ocasionado pelo esvaziamento proposital dos compartimentos.

A coordenadora enfatiza ainda a importância das campanhas de educação ambiental realizadas pelo órgão. “O comportamento dos usuários é a balança do desperdício. Por isso, as campanhas de conscientização são permanentes”, afirma. Para ler a matéria na íntegra, acesse o site da EBC.