Fóruns de Samambaia e Mirabete terão Salas de Apoio à Amamentação

por CL — publicado 2018-04-16T19:50:00-03:00

Desenho de uma mãe amamentando o filhoCom a finalidade de atender servidoras ou usuárias dos serviços prestados pelo TJDFT, o Centro de Assistência Multidisciplinar - CAM/SESA irá inaugurar mais duas salas de amamentação em fóruns do TJDFT: uma no Fórum de Samambaia, dia 19/4, às 14h, no 3º andar, sala 3.40, e outra no Fórum Mirabete, dia 20/4, às 15h, no 1º subsolo.

O objetivo das salas de amamentação é proporcionar um espaço reservado, adequado e tranquilo para a mãe amamentar seu bebê. Com essa iniciativa, o TJDFT procura tornar o retorno das mães ao trabalho menos doloroso, pois, com a Sala de Apoio à Amamentação, elas poderão continuar amamentando seus filhos até os dois anos ou mais, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde - OMS, e, consequentemente, os filhos adoecerão menos, o que trará uma queda no absenteísmo. Ou seja, a presença da nova sala trará benefícios às servidoras, aos bebês e à Casa.

As Salas de Apoio à Amamentação do TJDFT são espaços tranquilos, limpos e confortáveis, que atendem servidoras que ainda estejam em licença-maternidade, mas que vêm aos fóruns para consultas médicas ou para resolverem questões administrativas, por exemplo, e que, estando com seus bebês lactentes, possam amamentá-los em um local apropriado. Além disso, usuárias dos serviços prestados nos fóruns também poderão se beneficiar com o novo espaço.

No último dia 15/3, foi inaugurada a Sala de Apoio à Amamentação do Fórum de Brasília, localizada no Bloco A, 2º andar, sala 235. 

Em 2015, o TJDFT foi certificado pelo Ministério da Saúde como órgão que promove, protege e apoia o aleitamento materno para a mulher no local de trabalho. Naquela época o Tribunal contava com salas de amamentação semelhantes em seus berçários.