TJDFT cria autenticador para identidade funcional

por ACS — publicado 2018-04-17T18:00:00-03:00

Site Autenticador - Identidade FuncionalConforme dispõe o artigo 4o. da Lei 12.774/2012, a identidade funcional dos servidores do TJDFT tem fé pública e validade em todo o território nacional. Para garantir a autenticidade desse importante documento, além dos dispositivos de segurança de que a carteira já dispõe, o TJDFT acaba de disponibilizar uma ferramenta eletrônica por meio da qual é possível validar a identidade funcional.

Trata-se de um link de validação hospedado no site do Tribunal, onde, após informar o número do CPF e a data de expedição da carteira funcional, é possível verificar a higidez do documento. No link também é possível conhecer todos os itens da carteira funcional, bem como os dispositivos de segurança que a integram.

A medida foi adotada para atender solicitação de banco público, uma vez que, em obediência à lei federal acima mencionada, a identidade funcional deve ser aceita por todos os órgãos e empresas públicas e privadas do país.

O documento, que reúne uma série de informações pessoais e funcionais do servidor, permanece válido enquanto o titular integrar o quadro de pessoal do TJDFT. 

Em caso de roubo, furto ou extravio da carteira funcional, o servidor deve informar à unidade de cadastro e solicitar novo documento, a fim de evitar o uso indevido por terceiros.