Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2018 Abril TJDFT inaugura Centro Judiciário de Solução de Conflitos da 2ª Instância

TJDFT inaugura Centro Judiciário de Solução de Conflitos da 2ª Instância

por SS — publicado em 13/04/2018 15:10

O Presidente do TJDFT, o Corregedor e o segundo vice-presidente retiram o pano da placa de inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflito da 2ª InstânciaNa tarde desta quinta-feira, 12/4, o TJDFT inaugurou o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania do Segundo Grau, CEJUSC-SEG, criado pela Portaria Conjunta 81 de 28 de setembro de 2017. O descerramento da placa alusiva às novas instalações foi feito pelo Presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado; pelo 2º Vice-Presidente, desembargador José Jacinto Costa Carvalho; e pelo Corregedor da Justiça do Distrito Federal, desembargador José Cruz Macedo.

O 2º Vice-Presidente destacou, em seu discurso, que a inauguração de mais um Cejusc fortalece o sistema de conciliação do TJDFT e amplia o acesso do jurisdicionado aos métodos adequados de resolução de conflitos. O Presidente do Tribunal, desembargador Mario Machado, ressaltou a importância de se investir em novas estratégias de busca pela paz social, relembrando que nem sempre uma sentença judicial satisfaz as partes envolvidas, e um acordo é uma construção de ambos os lados.

O CEJUSC-SEG vai atender as demandas da 2ª Instância, o que envolve, em tese, processos de maior complexidade, cujos conflitos estão mais desenvolvidos. Em contrapartida, conforme explicado pela Secretária do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do Tribunal, Talitha Selvati, as partes têm mais clareza da situação jurídica envolvida e podem estar mais dispostas a resolver o litígio de forma a atender suas necessidades, com auxílio de mediadores e conciliadores.Presidente do TJDFT e o segundo vice presidente dentro da sala do Centro Judiciário de Solução de Conflito da 2ª Instância

A nova unidade de conciliação do Tribunal vai funcionar na sala 328 do Bloco C do Fórum de Brasília e será supervisionada pela juíza Camille Javarine, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania de Brasília, CEJUSC-BSB.

A ampliação dos CEJUSCs é um projeto institucional, vinculado à Presidência, que integra o Plabi 2016-2018, na perspectiva "Sociedade – Acesso à Justiça". Ele visa fomentar métodos consensuais de solução de conflitos e aperfeiçoar a qualidade de atendimento ao usuário. O Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC e os CEJUSCs estão vinculados à 2ª Vice-Presidência, comandada atualmente pelo desembargador José Jacinto Costa Carvalho.

ícone twitter  ícone facebook