COORPSI recebe especialista para roda de conversa

por ACS — publicado 2018-08-15T16:25:00-03:00

Coorpsi Eva FaleirosNa última sexta-feira (10/8), os assistentes sociais da COORPSI - Coordenadoria Psicossocial Judiciária - receberam a visita da assistente social Eva Teresinha Silveira Faleiros para uma proveitosa roda de conversa. Durante o encontro, Eva teceu importantes reflexões sobre a atuação do assistente social no TJDFT, especialmente nas áreas em que estes profissionais atuam no âmbito da COORPSI: violência doméstica e familiar contra a mulher, abuso sexual contra crianças e adolescentes, conflitos familiares (envolvendo disputas de guarda, visitas, etc), uso de drogas, dentre outras. Refletiu-se, ainda, acerca da importância do serviço social na Justiça, na medida em que o objeto de intervenção do assistente social - a garantia de direitos -  vai ao encontro da missão do TJDFT, em proporcionar o acesso à Justiça e a resoluções de conflitos.

Na oportunidade, a convidada e os servidores realizaram diversas reflexões sobre aspectos sociais, históricos e políticos da realidade institucional e do contexto das políticas públicas brasileiras que incidem diretamente sobre a atuação do assistente social no TJDFT. Ao final, puderam ser identificados diversos desafios e caminhos possíveis para superá-los. Dentre eles, destacou-se a importância do trabalho em rede e da união desta categoria de trabalhadores. 

Mestra em Serviço Social pela Université Laval, Québec - Canadá, Eva Teresinha Silveira Faleiros já atuou como professora na Universidade de Brasília e em outras instituições de ensino superior, assim como exerceu diversos cargos públicos de gestão nas áreas de saúde mental e de violência sexual contra crianças e adolescentes. Referência para o Serviço Social brasileiro, Eva Faleiros destaca-se também como pesquisadora e por sua atuação junto à sociedade civil – entre elas a INVERSO, organização não governamental que se tornou um marco para o movimento de luta antimanicomial no Distrito Federal.  Foi coordenadora do Disque Denúncia 100, do Movimento Pró Saúde Mental do Distrito Federal, e é autora de publicações na área da infância e adolescência, em especial sobre violência contra essa população de 1996 a 2015.