Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2018 Agosto TJDFT oferece serviço gratuito para pessoas superendividadas

TJDFT oferece serviço gratuito para pessoas superendividadas

por MLC — publicado em 28/08/2018 15:40

Cejusc Super 2018Pessoas superendividadas podem contar com o apoio judicial, psicossocial e educacional para negociar suas dívidas e aprender a lidar melhor com questões financeiras. Preocupado com o grande número de cidadãos em situação de endividamento, o TJDFT criou, em 2016, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania Superendividados - Cejusc/Super. O objetivo é promover a prevenção, o tratamento e a resolução de conflitos envolvendo consumidores em situação de superendividamento. O serviço é gratuito, está com inscrições abertas e atende todos os cidadãos do DF. Para participar, basta enviar um e-mail para super@tjdft.jus.br, com nome completo, CPF, endereço e telefones para contato.

A atuação do Cejusc/Super se dá em duas frentes: prevenção e tratamento. Na "Prevenção", a iniciativa promove palestras gratuitas para instituições públicas e privadas sobre educação financeira. Desde o início do programa foram realizadas 22 palestras, quatro mesas redondas e eventos diversos como “café com finanças” e minioficinas que já atenderam mais de 1.500 participantes.

Na frente "Tratamento", o atendimento ocorre por meio de oficinas de educação financeira, orientação individualizada e iniciativas psicossociais (grupos temáticos, constelação familiar e orientação psicossocial individualizada, conforme o interesse) que ajudam o consumidor a encontrar e reparar a origem da situação de superendividamento – e o deixa mais capacitado para as sessões de conciliação com os credores.

Além disso, nos últimos três anos foram realizadas 1.352 audiências de conciliação relacionadas ao superendividamento, que resultaram em 464 acordos - o que representa 45% das demandas resolvidas de forma consensual. Ao término, as ações foram avaliadas como positivas por 95% dos participantes.

Esse serviço começou a ser oferecido pelo TJDFT em dezembro de 2014, com a criação do “Programa Superendividados”, por meio da Portaria GSVP 49/2014. Pouco depois de completar seu primeiro aniversário, em 3/2/2016, foi inaugurado o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania Superendividados, o Cejusc/Super, unidade judiciária com maior autonomia e estrutura, que abarcou as atribuições do Programa. Atualmente, é coordenado pela juíza Caroline Lima e vinculado ao Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do Tribunal, NUPEMEC, que integra a estrutura administrativa da Segunda Vice-Presidência do TJDFT.

Veja depoimentos de quem já participou:

“Participar do programa me fez ver que nunca é tarde para aprender a gerenciar o dinheiro que se tem e que isso precisa ser uma cultura, um costume para que eu consiga ter qualidade de vida e passar isso para os que estão à minha volta”.

“Quando eu procurei esse Programa estava sem esperança e quase não dormia, e ele nos ampara e nos orienta”.

Saiba mais sobre o Cejusc/Super, seus contatos e resultados acessando a página no site do TJDFT.

 

ícone twitter  ícone facebook  Enviar notícia por WhatsApp