Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2018 Agosto TJDFT suspende lei que regulamenta condições de trabalho de enfermeiros

TJDFT suspende lei que regulamenta condições de trabalho de enfermeiros

por BEA — publicado em 08/08/2018 14:10

O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, em decisão liminar, proferida nessa terça-feira, 7/8, por unanimidade, suspendeu a eficácia da Lei Distrital 5.885/2017, que dispõe sobre medidas protetivas para preservar a saúde ocupacional dos profissionais da área de enfermagem.

A ação direta de inconstitucionalidade foi ajuizada pelo Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas, que argumentou a incidência de vício de inconstitucionalidade formal, pois a norma teve iniciativa parlamentar e trata de matéria afeta a servidores públicos distritais, tema de competência privativa do Chefe do Poder Executivo distrital. O sindicato também alegou a presença de vício de inconstitucionalidade material, em razão de a mencionada lei invadir a competência privativa da União para legislar sobre direito do trabalho.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal manifestou-se pela falta de competência do Conselho Especial do TJDFT para realizar exame de constitucionalidade do caso em questão. A Procuradoria Geral do Distrito Federal opinou pela concessão da liminar para suspender a eficácia da lei até o julgamento final da ação. Por sua vez, o Ministério Publico do Distrito Federal e Territórios argumentou pela competência do Conselho Especial para analisar a constitucionalidade da mencionada norma e pugnou pela concessão da medida liminar, bem como pela declaração de inconstitucionalidade da lei.

Os desembargadores entenderam que estavam presentes os requisitos para a concessão da liminar e decidiram, por unanimidade, pela suspensão da eficácia da lei, até o julgamento de mérito.

Processo: ADI 2017.00.2.022079-8

ícone twitter  ícone facebook  Enviar notícia por WhatsApp