Cerimônia encerra atividades do Programa Cidadania e Justiça na Escola 2018

por MD — publicado 2018-12-07T12:55:00-03:00

Encerramento Justiça e Cidadania na EscolaPremiações e apresentações artísticas marcaram a manhã diferenciada no Tribunal do Júri

Realizada na manhã desta sexta-feira, 7/12, a cerimônia de encerramento da 18ª edição do Programa Cidadania e Justiça na Escola reuniu autoridades, professores e aproximadamente 190 estudantes de 5 escolas diferentes do DF, no Tribunal do Júri de Brasília. O evento, que marcou o fim das atividades em 2018, premiou alunos, professores, juízes e abriu o espaço para apresentações artísticas dos futuros cidadãos. 

Na abertura do evento, a 2ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Ana Maria Amarante Brito, destacou a importância dos direitos cívicos e o compartilhamento dos direitos de cada cidadão em ambiente escolar. "É esse exercício de direitos a serem compartilhados com todos, que há de ser aprendido na escola. A partir dali se tem a noção da necessidade de construir diariamente esses valores e torná-los efetivos", disse a desembargadora. 

Durante a cerimônia, houve apresentações artísticas dos estudantes da Escola Parque 308 Sul. Na ocasião, os alunos apresentaram três músicas entoadas pela flauta doce e a peça teatral "As Coisas". A organização do evento ainda premiou os magistrados voluntários, os professores presentes e os alunos autores das melhores redações e desenhos com notebooks, smartphones e headphones

Encerramento Justiça e Cidadania na Escola DesembargadoraA representante da Secretaria de Educação do DF, Ruth Meyre, salientou o valor do programa ao aprendizado dos alunos e professores. "Esta ação é muito importante nesse sentido. Para conhecermos nossos direitos e também conhecermos os caminhos para que a gente possa reivindicar e lutar por esses direitos; é um tipo de letramento", revelou. 

Também participaram do evento a consultora adjunta da Fundação Habitação do Exército e da POUPEX, Viviana Todero Martinelli, e a juíza e vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB, Maria Isabel da Silva. E como sempre, também estavam presentes os mascotes do Programa, que chamaram a atenção da criançada.

Desenvolvido há 18 anos pela AMAGIS, em parceria com o TJDFT, POUPEX e a Secretaria de Educação do DF, o Cidadania e Justiça prima por encurtar a distância entre o Poder Judiciário e os cidadãos mirins. Para isso, realiza atividades lúdicas com o intuito de explicar a função da justiça. Somente em três meses, 22 visitas foram realizadas com um alcance superior a mil alunos.

CIDADANIA E JUSTIÇA NA ESCOLA 

O Programa Cidadania e Justiça na Escola foi desenvolvido em 1999 pela Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB, com o objetivo de aproximar os estudantes do 5º ano do ensino fundamental do Judiciário. A iniciativa foi adotada por diversas Associações de Magistrados do país. Em 2001, foi firmada parceria entre o TJDFT, AMAGIS/DF e Secretaria de Educação do Distrito Federal para a execução do projeto no DF, que hoje é patrocinada pela POUPEX e já atendeu milhares de alunos das escolas públicas do DF.


Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Cidadania e Justiça na Escola.