WhatsApp 99212-7776: canal de segurança de crianças durante o carnaval

por ACS — publicado 2018-02-11T09:50:00-03:00

Campanha SOS Criança

O TJDFT, por meio da VIJ-DF apóia a Campanha SOS Criança DF lançada pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal – SSP/DF, com o objetivo de garantir o bem-estar e a segurança das crianças e adolescentes nas festividades do Carnaval. A iniciativa disponibiliza um canal de comunicação, o SOS Criança para a população denunciar às autoridades, situações de crianças perdidas, abandonadas ou sob algum tipo de situação de risco.

O serviço funcionará 24 horas por dia, entre sexta e terça-feira de Carnaval, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, pelo número (61) 99212-7776. Para acionar a ferramenta, basta se identificar e enviar uma mensagem de texto, foto, vídeo ou áudio para o número.

É importante informar a localização exata, com os  pontos de referências, além disso vale perguntar ao jovem se ele possui alguma informação sobre os pais, como nomes e telefones.

Todas as informações serão enviadas por meio do canal, conectado à Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) da SSP, a mesma que recebe as ligações dos telefones 190 e 193 no Distrito Federal.  Todos que acionarem a Central serão orientados sobre como se dirigir à Delegacia de Polícia mais próxima ou ir até uma viatura policial. Os profissionais da Central de Emergências também ficarão 24 horas por dia de folia, repassando informações para as instituições responsáveis, como a Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ-DF) ou Conselho Tutelar. 

Vale lembrar que a ferramenta, embora direcionada ao Carnaval, continuará a ser utilizada pela Secretaria para outros tipos de eventos ao longo do ano em Brasília, como festas e manifestações populares.

 Acesse o vídeo #MinutoDaSegurançaNoCarnaval com as informações sobre o aplicativo e compartilhe!