Memorial do TJDFT foi visitado por mais de 2 mil pessoas no último ano

por SS — publicado 2018-01-17T16:15:00-03:00

memorial2O Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu 2032 visitantes ao longo do ano de 2017, entre autoridades, servidores, turistas e estudantes, brasileiros ou estrangeiros. O Memorial também cedeu o espaço para três lançamentos de livros e 12 exposições artísticas temporárias, selecionados por meio de Edital, que permitiram aos visitantes ter acesso a pinturas, fotografias, desenhos, pirogravuras e cerâmicas de diversos artistas.

O Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional – NUAMI, responsável pelo Memorial e pelo Centro de Memória Digital, contabilizou também mais de 90 mil acessos e 64 mil downloads no site, que disponibiliza informações, documentos, fotos, discursos e outras curiosidades sobre a história do TJDFT. No último ano, foram adicionadas novas degravações de entrevistas ao Programa História Oral e publicadas mais quatro edições do Informativo Histórico Monumentum.

O NUAMI acrescentou dois novos itens em sua exposição permanente: o processo judicial 15429/1981 e seu resumo descritivo, da 4ª Vara de Fazenda Pública do DF, que trata da demolição da antiga caixa d’água de Taguatinga; e também o processo judicial 9832/1980 e seu resumo descritivo, da 1ª Vara de Fazenda Pública do DF, sobre “Os Incansáveis Moradores da Ceilândia”, como ficou conhecido o caso de luta dos moradores para a regularização dos lotes de terra conforme previsto na Campanha de Erradicação de Invasões, à época.

No ano de 2017, o Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu 18 visitas guiadas, isto é, de grupos que agendaram previamente com o NUAMI um roteiro de visitação tanto ao Memorial, quanto a sessões de órgãos colegiados ou de júris, conforme o interesse apresentado. Os grupos foram os mais variados possíveis, incluindo desde alunos de faculdades ou escolas locais, até estudantes de Pernambuco, Espírito Santo, ou agentes do Programa Justiça Comunitária de Ceilândia.

Saiba Mais

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19 de abril de 2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pelo desembargador Humberto Ulhôa.

O NUAMI já abriu processo seletivo para o calendário 2018 de exposições e mostras temporárias no Memorial. As inscrições seguem até 21 de fevereiro, conforme Edital 1/2017. O TJDFT continua trabalhando para fomentar a pesquisa, preservação e divulgação de sua história, além de fomentar a arte e a cultura no DF. O Tribunal espera receber sua visita neste ano.