Projeto Maria da Penha vai à Escola oferece cursos relacionados ao tema

por ACS — publicado 2018-07-12T18:15:00-03:00

6 curso MPVE3 curso prevençãoEstão abertas as inscrições para os cursos: “Maria da Penha vai à Escola”, 6ª edição e “Prevenção, Identificação e Acolhimento dos casos de violência sexual”, 3ª edição. Interessados podem se inscrever, até 3 de agosto, pelo site da EAPE (www.eape.se.df.gov.br). Os cursos são oferecidos pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação – EAPE, da Secretaria de Educação, conforme Acordo de Cooperação Técnica do Projeto Maria da Penha vai à Escola. Interessados nos cursos e que não trabalhem na Secretaria de Educação, devem acessar o tutorial para realizar a inscrição: “6ª edição do curso Maria da Penha vai à Escola” e “3ª edição do curso Prevenção, Identificação e Acolhimento dos casos de violência sexual”. 

A 6ª edição do curso “Maria da Penha vai à Escola” tem duração de 60h/a, sendo 15h/a, presencial, em cinco encontros, nos dias: 30/08, 06/09, 04/10, 08/11 e 22/11. Serão oferecidas turmas nos horários matutino, das 8h30 às 11h30, e vespertino, das 14h às 17h. Os encontros acontecerão em Brasília, na EAPE, localizada na quadra 906 sul. Os temas tratados no curso são: gênero e violência contra a mulher, Lei Maria da Penha, A rede de proteção às mulheres, As escolas do DF e o atendimento das situações de violência contra a mulher. No dia 30/8, manhã e tarde, será realizada a aula inaugural ministrada pela professora da UnB Valeska Zanello e pelo Assistente Social do Núcleo Judiciário da Mulher - NJM/TJDFT, Marcos Francisco.

O curso de Prevenção, Identificação e Acolhimento dos casos de violência sexual, 3ª edição, terá 30h/a, sendo 12h/a presencial, em quatro encontros, nos dias: 28/08, 18/09, 02/10 e 23/10, somente no turno vespertino, das 14h às 17h. Os encontros acontecerão também na EAPE. Serão abordados os seguintes assuntos: gênero e violência sexual, sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, violência sexual contra a criança, adolescente e a mulher adulta, fatores de risco e sinais da violência sexual, prevenção à violência sexual, acolhimento das situações de violência sexual, a responsabilização nos crimes de violência sexual, a Lei 13.431/2018 e a Lei Maria da Penha. A aula inaugural acontecerá dia 28/08, das 14h às 17h, na EAPE, e será ministrada pelo Assistente Social do NJM/TJDFT, Marcos Francisco.

O Projeto Maria da Penha vai à Escola, coordenado pelo Núcleo Judiciário da Mulher/TJDFT, é resultado da parceria entre TJDFT, MPDFT, Secretaria de Educação do GDF, Secretaria da Mulher do GDF, Secretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes do GDF - SECRIA, Secretaria de Segurança Pública do GDF - SSP, Polícia Civil do DF, Polícia Militar do DF, Defensoria Pública do DF, OAB/DF, Universidade de Brasília - UnB e UniCeub.