Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2018 Junho Juíza do TJDFT fala sobre Justiça Comunitária em evento das Nações Unidas

Juíza do TJDFT fala sobre Justiça Comunitária em evento das Nações Unidas

registrado em:
por ACS — publicado em 11/06/2018 13:55

SeminárioA juíza do TJDFT Gláucia Foley participará, no dia 19/6, do seminário “Diálogos sobre Paz, Justiça e Instituições Eficazes: parcerias para o desenvolvimento sustentável”, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. O evento será realizado, das 8h30 às 17h30, no auditório do Tribunal de Contas da União – TCU. Na ocasião, a magistrada falará, junto com outras autoridades, sobre “Segurança, Justiça e Direitos Humanos: desafios e boas práticas”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio deste link.

Em setembro de 2015, os países membros das Nações Unidas adotaram uma nova agenda de desenvolvimento global para o período 2015-2030, a Agenda 2030. O documento é um compromisso em torno de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, que contribuirão para a promoção do desenvolvimento em todo o mundo. Um dos objetivos é voltado à superação dos desafios à garantia da paz, acesso à Justiça e promoção de governança e transparência em todas as sociedades.

O seminário abordará o cenário brasileiro relacionado ao referido objetivo, bem como os principais desafios nacionais rumo ao alcance das metas para as áreas de Justiça, Segurança Pública, Direitos Humanos, Governança e Transparência. O debate apresentará ainda experiências de referência nesses setores e convidará o público a uma discussão sobre os próximos passos rumo ao fortalecimento da agenda de Paz e Governança no Brasil.

A juíza Gláucia Foley é titular do Juizado Especial Criminal de Taguatinga e coordenadora do Programa Justiça Comunitária desde 1998. A magistrada é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e já realizou pesquisas como estudante visitante na Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) e na Universidade de Essex (Reino Unido). Além disso, recebeu a Medalha Nacional de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça, em 2014, e o Prêmio Innovare para o Programa de Justiça Comunitária, em 2005, e é autora do livro "Justiça Comunitária, Justiça da Emancipação".

ícone twitter  ícone facebook