Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2018 Junho TJDFT cria Núcleo de Apoio Técnico em questões de saúde

TJDFT cria Núcleo de Apoio Técnico em questões de saúde

registrado em:
por ACS — publicado em 12/06/2018 17:00

A Presidência do TJDFT instituiu, por meio da Portaria GPR 1170/2018, o Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário – NATJUS – com a finalidade de subsidiar os magistrados na tomada de decisões em processos que envolvam questões relativas ao direito à saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde. 

Sob a supervisão do Coordenador do Comitê Executivo Distrital de Saúde, o NATJUS será composto, sempre na posição de um titular e um suplente, por dois médicos, dois enfermeiros e dois farmacêuticos do quadro de pessoal do TJDFT, indicados pela Secretaria de Saúde - SESA e a ela continuamente vinculados. Contará o Núcleo, ainda, com apoio administrativo de dois servidores.

Dentre as suas competências estão a de subsidiar magistrados na elaboração de pareceres e notas técnicas acerca de medicação, insumo, tratamento ou prescrição médica discutida em processo judicial e propor medidas voltadas à redução dos litígios que envolvam direito à saúde.

A criação do NATJUS leva em consideração o elevado número de litígios que envolvem o direito à saúde, bem como o impacto sobre as políticas de saúde e o orçamento do setor. Tem como um de seus fundamentos o disposto na Resolução nº 107/2010 do Conselho Nacional de Justiça, que institui o Fórum Nacional do Judiciário para monitoramento e resolução das demandas de assistência à saúde.

Clique aqui para acessar o inteiro teor da Portaria.

ícone twitter  ícone facebook