TJDFT destina mais de 223 toneladas de materiais à reciclagem em 2017

por TT — publicado 2018-05-17T13:35:00-03:00

Dia Internacional da Reciclagem

Em 2017, o TJDFT destinou 223.285,70 kg de materiais à reciclagem, número 33,6% superior ao registrado em 2016. Do total de materiais doados às cooperativas de catadores, mais de 216 toneladas foram referentes a papel, conforme relatório de desempenho de metas do Plano de Logística Sustentável – PLS da Casa. A coleta foi implementada no TJDFT em 2009, por meio do Programa Viver Direito, e está entre os itens monitorados pelo PLS.

Por meio do material doado, foram beneficiadas cerca de 10 cooperativas e quase 1000 famílias que vivem da reciclagem no DF. Além de convênio com a Central das Cooperativas para destinação do lixo reciclável seco, o TJDFT possui outras parcerias, sem custos, para descarte adequado de pilhas e baterias, material eletrônico e resíduos hospitalares. Desde 2015, o TJDFT conta com uma Central de Resíduos, cercada e protegida da contaminação pela chuva e por vetores e em local adequado à coleta.

Neste ano, uma vez que não será mais responsabilidade do SLU efetuar o gerenciamento dos resíduos não recicláveis e orgânicos produzidos pelos grandes geradores, entre eles o Tribunal, conforme dispõe a Lei Distrital 5.610/2016, o TJDFT contratou empresa, por meio de licitação, para realizar o gerenciamento dos referidos resíduos na Casa, desde a coleta até o transporte do lixo até uma unidade de tratamento.

Como forma de conscientizar o corpo funcional do Tribunal sobre as mudanças impostas pela lei Distrital e reforçar a importância da separação correta dos resíduos, o TJDFT lançou, por meio da Assessoria de Comunicação Social – ACS, em parceria com a Coordenadoria de Gestão Socioambiental – Cogesa, a campanha “Separe, não pare”.

Dia Internacional da Reciclagem

Nesta quinta-feira, 17/5, é celebrado o Dia Internacional da Reciclagem, instituído pela UNESCO. Segundo o IBGE, a população brasileira produz 230 mil toneladas de lixo por dia. E você, o que tem feito para reduzir o lixo que é despejado todos os dias no planeta?

Clique aqui e saiba como separar corretamente os resíduos e, assim, contribuir com a renda dos catadores de resíduos do TJDFT e com um mundo mais limpo e inclusivo. O sucesso da coleta seletiva no Tribunal também depende de você!

Confira abaixo ou na imagem ao lado quanto tempo alguns resíduos levam para se decompor na natureza:

· Papel comum: de 2 a 4 meses

· Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos

. Embalagens de isopor: 150 anos

· Latas de alumínio: de 80 a 100 anos

· Vidros e cerâmicas: 4.000 anos 

· Chicletes: 5 a 8 anos

O TJDFT escolheu Viver Direito e você? Separe, não pare: o lixo não termina quando você joga fora!