Servidora do TJDFT é homenageada na Câmara dos Deputados

por SB — publicado 2018-05-09T17:35:00-03:00

Servidora Ivânia ghestiA servidora do TJDFT Ivânia Ghesti foi homenageada na Câmara dos Deputados, em sessão solene realizada na manhã dessa terça-feira, 8/5, em comemoração dos 15 anos do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados - Cedes. A homenagem deveu-se à obra “Avanços do Marco Legal da Primeira Infância”, da qual foi idealizadora e coordenadora. Reconhecido como estratégico para o País, o trabalho relaciona-se ao processo de construção da Lei 13.257/2016, que trata do Marco Legal da Primeira Infância, considerada como uma das leis de maior potencial para promoção do desenvolvimento humano saudável e consequente prevenção da violência e outros problemas sociais. Na sessão solene, a servidora recebeu uma placa “em reconhecimento pela dedicação e empenho na realização de relevantes estudos”. 

Ivânia é doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB, especialista em Justiça da Infância e Juventude pela Universidade de Gênova e Analista Judiciária, e realizou o trabalho durante período em que esteve cedida para a Câmara dos Deputados, no qual também participou de Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento na Primeira Infância, na Universidade de Harvard. Atualmente, está cedida para o Ministério do Desenvolvimento Social para implementação do Marco Legal da Primeira Infância. Segundo ela, a motivação para elaboração dessa obra adveio de sua experiência como Analista Judiciária, a partir da qual observou a importância de se contar com subsídios que aproximem os formuladores das leis e os responsáveis por sua implementação. Em mais de 500 páginas, a obra apresenta, em 52 capítulos, os fundamentos e referências essenciais para apoiar a adequada execução da lei. Trata-se de uma inovação inspiradora para outros processos legislativos.

O Cedes é um órgão técnico-consultivo vinculado à presidência da Câmara dos Deputados que se dedica a análise, discussão e prospecção de temas relacionados a programas, planos e projetos governamentais estratégicos para o planejamento de políticas públicas e a formulação de diretrizes legislativas.

Após a sessão, que teve lugar no Plenário Ulysses Guimarães, foi aberta a exposição “A Câmara pensando o Brasil”, no espaço Mário Covas, como parte das atividades comemorativas, onde se destaca que nenhum investimento proporciona retorno mais alto para a nação que o realizado em prol do desenvolvimento integral na primeira infância, pois é neste período que se formam as bases das competências humanas.