TJDFT participa de Seminário sobre Sustentabilidade no Poder Judiciário

por ACS — publicado 2018-05-11T12:00:00-03:00

V Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder JudiciárioO V Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário acontecerá dias 12 e 13 de junho no Auditório do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, tendo como tema a sustentabilidade no contexto do planejamento estratégico das instituições públicas do Poder Judiciário e demais poderes da União. O evento, realizado tradicionalmente no mês em que se homenageia o Meio Ambiente, é uma iniciativa do Superior Tribunal de Justiça, com apoio do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Tribunal Superior Eleitoral, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Tendo como público-alvo os gestores e servidores das instituições públicas do país, o Seminário objetiva disseminar o valor da responsabilidade socioambiental no planejamento estratégico e gestão de excelência nas instituições públicas, a fim de sensibilizar autoridades e gestores sobre sua aplicação e importância na promoção da eficiência administrativa. Esta edição trará na programação palestrantes e debatedores dos Poderes Executivo e Judiciário, do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União, além de especialistas da indústria nacional e da Organização das Nações Unidas, órgão responsável pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O evento contará ainda com o lançamento de livro sobre contratos de Terceirização - Legislação, Doutrina e Jurisprudência, do jurista Jacoby Fernandes, além de palestra de encerramento a ser proferida pelo ministro Aires Brito, sobre o tema “Ética e Sustentabilidade”.

No dia 12 de junho, o TJDFT será representado por duas servidoras:

17h10 – Pílula prática: Experiência e resultados do Plano de Logística Sustentável do TJDFT – Adriana Tostes – Coordenadora de Gestão Socioambiental do TJDFT

17h30 - PAINEL 5 - ENERGIAS RENOVÁVEIS - Usina Fotovoltaica do TRE PR e experiência da Agência Nacional de Energia Elétrica – Mediadora: Daniela Feitosa, Coordenadora de Obras do TJDFT

Para conferir a programação completa e se inscrever no evento, clique aqui.

 

Histórico

O Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário é referência no cenário da sustentabilidade e reúne participantes de instituições públicas de todo o país. A expectativa é que aproximadamente 400 participantes compareçam ao evento. A primeira edição, realizada em 2014, reuniu mais de 300 participantes, e das discussões resultou a minuta da Resolução CNJ n. 201/2015 - documento elaborado por uma equipe com representantes do STJ, TJDFT e CNJ, que implantou o Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário. Na segunda edição, à qual compareceram mais de 400 pessoas, foi discutida a aplicabilidade desse normativo.

No III e IV Seminários foram analisados os resultados práticos da Resolução 201 e discutidos, de forma aprofundada, diversos temas da agenda socioambiental, como instrumento de governança, entre os quais: compras públicas sustentáveis, gestão de resíduos, gestão hídrica e energética, acessibilidade e inclusão, qualidade de vida no trabalho. O último encontro culminou, ainda, com o lançamento do Acórdão TCU N. 1056/2017 – Auditoria em Sustentabilidade na Administração Pública Federal.