Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2018 Março Informativo Monumentum traz histórias do primeiro juiz de Brasília

Informativo Monumentum traz histórias do primeiro juiz de Brasília

por SS — publicado em 07/03/2018 18:05

Informativo Monumentum nº 9A nova edição do Informativo Histórico Monumentum traz histórias, fotos e depoimentos do primeiro juiz de Brasília, o saudoso desembargador Lúcio Batista Arantes, falecido em fevereiro de 2009. O informativo foi disponibilizado no Centro de Memória Digital – CMD do site do TJDFT.

Lúcio Batista Arantes ocupava o cargo de juiz titular na comarca de Planaltina de Goiás, desde 1951, quando foi designado pelo TJGO, em 1958, para atender os jurisdicionados que participavam da construção da nova capital federal. O então magistrado passou a atuar em todos os ramos da judicatura, inclusive realizando casamentos, em uma modesta sala anexa à sede da Novacap. Chegou a realizar uma média de 50 casamentos por dia, o que fez com que fosse chamado de “Santo Antônio de Brasília”.

Quando Brasília foi inaugurada e surgiu o momento de escolher, Lúcio Batista Arantes renunciou à carreira na magistratura de Goiás, abrindo mão de sucessivas promoções, e aceitou seu enquadramento como juiz substituto na nova capital. Ele atuou, inicialmente, na Vara de Menores e Órfãos e Sucessões, e dali em diante sua carreira na Justiça de Brasília deslanchou. Tomou posse como desembargador em 1968 e exerceu a presidência do TJDFT no biênio 1976-1978.

Para saber mais sobre essas e outras histórias do pioneiro da Justiça na nova capital, acesse o Monumentum nº 48. Redigido pela equipe do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional - NUAMI, o informativo histórico Monumentum divulga textos, fotos, discursos, entrevistas, matérias e eventos relacionados à história do TJDFT.

Para conferir todas as edições do Monumentum já publicadas, clique aqui.

ícone twitter  ícone facebook  Enviar notícia por WhatsApp