Juizado Itinerante atende a população do Areal nesta segunda

por ACS — publicado 2018-03-12T09:05:00-03:00

Juizado ItineranteO ônibus do Juizado Itinerante estará no Areal, nesta segunda-feira, 12/3. Na ocasião, os moradores interessados poderão ingressar com demandas especiais cíveis junto a justiça sem precisar sair de sua localidade. O ônibus ficará estacionado no CAIC da cidade, das 14h às 18h. Confira abaixo a agenda completa para esta semana.

Nesta semana, a equipe do itinerante atenderá, ainda, outras três localidades: Recanto das Emas; Riacho Fundo II; e a comunidade Sol Nascente, em Ceilândia. Ao priorizar lugares mais longínquos que concentram população de baixa renda, a ideia do Juizado Itinerante é democratizar e ampliar o acesso à Justiça.

No Juizado Itinerante, o atendimento é rápido, fácil e gratuito. No primeiro contato, o problema é relatado e, após um prazo médio de 30 dias, o ônibus volta ao local, para realizar as sessões de conciliação. Nos casos em que não há acordo, as partes seguem para as audiências com o juiz. No caso de acordo, a cópia da homologação pelo juiz é obtida no mesmo dia.

O Juizado Itinerante recebe causas no valor de até 40 salários mínimos e resolve questões como: cobranças, despejos, indenização por inclusão do nome no SPC e na Serasa e outros prejuízos. As causas no valor de até 20 salários mínimos dispensam a presença de advogado. Vale ressaltar que as causas trabalhistas, de família, reclamações contra o Estado (Distrito Federal, autarquias e empresas públicas), assim como ações envolvendo crianças e adolescentes, heranças, falências e causas criminais NÃO podem ser resolvidas pela Justiça Itinerante.

Confira o calendário completo para esta semana:

Dias

Local de Atendimento