Especialistas palestram no TJDFT durante a Semana do Sono

por ACS — publicado 2018-03-14T07:00:00-03:00

Nessa terça-feira, dia 13/3, os magistrados e servidores do TJDFT tiveram a oportunidade de receber três médicos e uma odontologista, todos com especialidades ligadas ao tratamento dos distúrbios do sono, em celebração à Semana do Sono 2018, evento organizado pela Associação Brasileira do Sono - Regional do DF, que tem como principal objetivo divulgar para a população informações importantes acerca do assunto. Sobre o tema principal "Respeite seu sono e siga seu ritmo", os especialistas proferiram quatro palestras, de aproximadamente 20 minutos, abordando os assuntos: Insônia; Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono - SAOS: diagnóstico e tratamento, e O papel da Odontologia na Medicina do Sono.

O evento ocorreu no Fórum de Brasília e contou com a presença do Presidente doPalestra Sono TJDFT, desembargador Mario Machado; do Corregedor, desembargador José Cruz Macedo; dos juízes-assistentes da Presidência e da Corregedoria, Carlos Alberto Martins Filho, Luís Martius Holanda Bezerra Júnior e Caio Brucoli Sembongi; e do Secretário de Saúde da Casa, Glycon Cardoso.

A primeira palestrante, a psiquiatra Ana Paula Faber ressaltou que cerca de 30% da população sofre de insônia, o que significa que uma em cada três pessoas apresenta sintomas relacionados à privação do sono. "Se você está no trânsito, isso significa que você, o motorista do carro da frente ou o motorista atrás de você pode apresentar cansaço, falta de atenção ou comprometimento dos reflexos devido à falta de sono, o que pode ter graves consequências".

O segundo palestrante, o pneumologista Sérgio Prado, abordou a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), cujo principal sintoma noturno é o ronco. Segundo o médico, a apneia prejudica a qualidade do sono, o que a médio ou longo prazo, pode levar ao quadro de hipertensão arterial sistêmica (pressão alta), muitas vezes de diPalestra Sonofícil controle. 

Em seguida, o dr. Paulo Marsiglio, otorrinolaringologista, ressaltou os tipos de tratamento da apneia do sono e esclareceu que 60% dos pacientes que apresentam apneia moderada/grave são obesos, e, portanto, as primeiras medidas a serem tomadas devem ser avaliação e acompanhamento médico-nutricional e a inclusão da prática de atividade física na vida do paciente, objetivando a perda de peso. Alguns casos podem requerer o uso do CPAP, sigla em inglês de Continuous Positive Airway Pressure, ou seja, pressão positiva contínua na via aérea, e consiste de um gerador de fluxo que, através de uma máscara nasal, fornece uma pressão de ar suplementar que mantém a via aérea desobstruída; ou tratamentos cirúrgicos, como correção do desvio do septo nasal ou do retrognatismo (queixo pequeno ou retraído).

Os participantes também assistiram à palestra proferida pela cirurgiã-dentista e odontologista do sono Lívia Versiani, que falou sobre o tratamento eficaz e definitivo do ronco e da Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono, de graus leve a moderado, com o uso de aparelhos ortodônticos intraorais.

Os palestrantes transmitiram aos magistrados e servidores participantes a importância que o bom sono exerce no dia a dia das pessoas, e o quanto noites mal dormidas podem interferir não só nas atividades e nos relacionamentos pessoais como também na capacidade de concentração e no desempenho do trabalho.