Semana Nacional de Conciliação do TJDFT põe fim a mais de 1.300 casos de conflito

por MLC — publicado 2018-11-16T17:45:00-03:00

Balanço da 13º Semana Nacional da ConciliaçãoNa 13ª Semana Nacional da Conciliação no TJDFT, que ocorreu de 29/10 a 9/11, foram realizadas 3.561 sessões de conciliação com acordo em 37% delas, dando fim a mais de 1.300 casos de conflito. Durante os 8 dias utéis de trabalho, o Tribunal atendeu 11.446 pessoas e os valores homologados superaram a marca de R$ 163 milhões. Do total de sessões de conciliação realizadas, 75% foram feitas nos CEJUSCs.

Na oportunidade, foi realizada a Pesquisa de Satisfação do Usuário nas unidades vinculadas ao Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC. Mais de 50% dos participantes se manifestaram como satisfeitos e quase 40% muito satisfeitos. Quando perguntados se a imagem do Poder Judiciário melhorou após a conciliação; 64,5% responderam positivamente.

A Semana Nacional de Conciliação - SNC é uma iniciativa que integra o Movimento Nacional de Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, e envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais de todo país. Em 2018, aconteceu de 5 a 9 de novembro. 

A abertura oficial do evento aconteceu dia 5/11, no auditório do TJDFT, e contou com a presença do Presidente do Supremo Tribunal Federal – STF e do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, ministro Dias Toffoli, entre outras autoridades do sistema de Justiça. 

Várias ações integraram a SNC 2018 no TJDFT. Entre elas, a divulgação dos serviços na área de conciliação e mediação na ação na Rodoviária; Mesa-redonda “Consumo Sustentável e Superendividamento”; blitz educativa em parceria com o Detran; Webinar “TJDFT Talks: Experiências sensíveis na promoção do acesso à Justiça”.

Saiba Mais

O TJDFT realiza mutirões e semanas de conciliação desde 2003, sempre inovando e com resultados acima da média. Para isso, conta com o NUPEMEC, vinculado à 2ª Vice-Presidência, comandada pela desembargadora Ana Maria Duarte, responsável pelo desenvolvimento das semanas de conciliação no biênio de 2018-2020.

Entre suas ações, o NUPEMEC é responsável, também, por estudos e propostas para o aperfeiçoamento da política judiciária de solução consensual de conflitos por meio de mediação e conciliação e pela compilação e envio ao CNJ dos dados da Semana Nacional de Conciliação.

Embora a Semana de Conciliação tenha chegado ao fim, as atividades de conciliação no TJDFT são permanentes. Para saber mais sobre conciliação e mediação no TJDFT, clique aqui.