Cidadania e Justiça na Escola alcança mais de 900 alunos de escolas públicas em dois meses

por ACS — publicado 2018-11-08T07:30:00-03:00

Programa Cidadania e Justiça 18ª ediçãoApós dois meses de iniciadas as atividades da 18ª edição do Programa Cidadania e Justiça na Escola, 908 alunos da rede pública de ensino do DF receberam a visita dos magistrados do TJDFT voluntários do programa. Ao todo, 15 visitas foram realizadas nesse período. 

Promovido há 18 anos, o Programa Cidadania e Justiça na Escola busca realizar de forma simplificada e lúdica a aproximação do contato entre a Justiça e os pequenos cidadãos. Nesta quinta-feira, os alunos do 5º ano da Escola Classe 01 do Arapoanga, em Planaltina, receberão a visita do juiz do TJDFT David Pereira, e a Escola Classe 15 do Gama, receberá o desembargador do TJDFT, Flavio Rostirola. Na visita, os juízes irão conversar com os alunos sobre os direitos e deveres de cada cidadão. 

Desenvolvido pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal - AMAGIS/DF, em parceria com o TJDFT, o projeto visa promover e simplificar o contato direto dos estudantes com o Poder Judiciário. Para isso, é encaminhada aos professores uma cartilha, em forma de revista em quadrinhos, que traz, de maneira lúdica, didática e simplificada, explicações sobre as questões que serão posteriormente debatidas pelos magistrados. 

Na edição deste ano, as ações do Cidadania e Justiça acontecem em escolas das regionais de ensino do Plano Piloto, Samambaia, Ceilândia, Gama, Planaltina e Brazlândia. Questões sobre a justiça, ética, moral, política, e os deveres e direitos fundamentais são os temas abordados nas palestras ministradas pelos magistrados aos estudantes. Os encontros, além de conscientizarem os alunos sobre seus direitos e a forma de exercê-los, propiciam novos multiplicadores desses conhecimentos dentro das comunidades em que se encontram inseridos.

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Cidadania e Justiça na Escola.