Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2018 Outubro TJDFT participará do 10º Fonavid cujas inscrições já estão abertas

TJDFT participará do 10º Fonavid cujas inscrições já estão abertas

por CAT/AB — publicado em 10/10/2018 18:55

FONAVIDJá estão abertas as inscrições para o 10º Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher - Fonavid, que acontece, de 12 a 15 de novembro, em Recife (PE). Com o tema "Violências machistas: desafios do sistema de Justiça", o evento, que será presidido pela titular do Juizado do Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Circunscrição de Taguatinga/DF, juíza Luciana Lopes Rocha, contará com a participação de magistrados e servidores do TJDFT, além da conferência magna “12 anos da Lei Maria da Penha”, a ser proferida pela própria Maria da Penha Maia Fernandes.

Durante os três dias de evento, serão realizadas oficinas e grupos temáticos para discutir e trabalhar questões no âmbito judiciário relativas à violência doméstica. No dia 14/11, o Juiz Ben-Hur Viza, coordenador do Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT (NJM) e titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante será o expositor do Grupo Temático Medidas Protetivas e Cível. No dia anterior os servidores do NJM, Regina Lúcia Nogueira e João Wesley Domingues, atuarão, respectivamente, nas oficinas Programa de Aprimoramento da Alta Performance e Excelência de Magistrados – Pró-Excelência, e Grupos Reflexivos de Homens – Metodologias e Desafios, apresentando a experiência do TJDFT.

As inscrições estão abertas até o dia 5/11. Clique aqui para se inscrever e para ter acesso à programação completa do Fórum.

Fonavid

O Fórum de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher foi criado em 31 de março de 2009, durante a 3ª Jornada Maria da Penha, evento anual promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde então, o Fórum congrega os juízes e juízas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, envolvidos com a temática de violência doméstica e familiar.

“Os objetivos do Fonavid são uniformizar procedimentos afetos à Lei Maria da Penha; compartilhar experiências entre os magistrados, sob o prisma da efetividade jurídica; multiplicar as boas práticas desenvolvidas pelos Tribunais de Justiça na temática; e, ainda, articular a rede de proteção e combate à violência contra a mulher, nos termos do artigo oitavo da Lei 11.340/2006”, explica a presidente do Fonavid, juíza do TJDFT Luciana Rocha.

O 10º Fonavid Recife 2018 é patrocinado pelo Instituto Avon. Além do TJPE, da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o encontro nacional tem o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Instituto Patrícia Galvão, Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (Amepe), da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis/DF), do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM).

 

ícone twitter  ícone facebook  Enviar notícia por WhatsApp