Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2018 Outubro Artistas abrem exposições de desenho e pintura no Memorial TJDFT

Artistas abrem exposições de desenho e pintura no Memorial TJDFT

por SS — publicado em 08/10/2018 18:50

Desembargadora Sandra De Santis e a artista plástica Rita BrasilNa tarde desta segunda-feira, 8/10, o Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte abriu a exposição  de pinturas intitulada "Sobre o Traçado... Brasília, cores e afetos", da artista plástica Rita Brasil; e a mostra de desenhos intitulada "Elas, por ele", do artista Wladimir Coubelli. As exposições ficam abertas ao público até o dia 19/10, no espaço cultural do Tribunal, localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília.

O evento foi prestigiado por familiares, servidores, amigos e magistrados, dentre os quais a 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Sandra De Santis, e o juiz assistente Omar Dantas. A equipe da 1ª Vice-Presidência do TJDFT aproveitou a ocasião para escolher as obras que serão doadas ao acervo do Tribunal, conforme previsto no Edital 1/2017. Dentre as pinturas, a escolhida foi “Sobre o Traçado nº 21”, feita em acrílica sobre tela de 160 x 100 cm. Já o desenho escolhido foi “Índia Brasileira - 2017”, feito com lápis de cor sobre papel. A desembargadora Sandra De Santis elogiou o olhar "colorido, vibrante e carinhoso sobre a nossa cidade", nas pinturas de Rita Brasil, e destacou a relevância social do belo desenho "Índia Brasileira", justamente no momento em que pela primeira vez uma mulher indígena foi eleita deputada federal (Joênia Wapichana, por Roraima).

Os artistas

Foto da exposição no Memorial TJDFTRita Brasil tem bacharelado e mestrado em Artes, além de doutorado em Teorias da Comunicação pela Universidade de Brasília. Desde 1995, já participou de 16 exposições individuais ou coletivas, do DF aos Estados Unidos, passando pela Itália. No TJDFT, a artista apresenta 10 pinturas abstratas, produzidas entre 2016 e 2018, que têm como referência imediata o projeto de concepção de Brasília, trazendo impressões sobre os vitrais de Mariane Peretti, os azulejos e desenhos de Athos Bulcão, os traçados de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, as pinturas e jardins de Burle Marx, entre outros.

Wladimir Coubelli é graduado em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Tem especialização em Gestão Cultural pelo Senac-DF e cursos técnicos de fotografia e música, tendo participado de duas exposições coletivas na carreira. Para o Tribunal, o artista traz 15 desenhos com enfoque no olhar feminino, pelos quais pretende chamar a atenção sobre os desafios da mulher na sociedade, em diversas culturas. O desenhista busca instigar reflexões sobre a vida das mulheres entre os diferentes grupos sociais.

Memorial TJDFT

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pela desembargadora Sandra De Santis.

ícone twitter  ícone facebook  Enviar notícia por WhatsApp