Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2018 Outubro Escritor lança livro sobre plantas psicotrópicas proibidas no Brasil na próxima semana

Escritor lança livro sobre plantas psicotrópicas proibidas no Brasil na próxima semana

por SS — publicado em 07/11/2018 12:40

Lançamento de livro do escritor Reinaldo LoboNa próxima quarta-feira, 14/11, às 16h, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte será o local do lançamento do livro "Cultura de Plantas Psicotrópicas Proibidas no Brasil: Confisco de terras e debates em direitos e princípios fundamentais (2ª edição ampliada)"– do escritor Reinaldo Lobo, delegado da Polícia Civil do DF. Na ocasião do lançamento, será exposta a maleta de drogas da Escola Superior da Polícia Civil do DF, com amostras das plantas mencionadas no livro, para conhecimento dos presentes. Também será exibido o curta-metragem "Três Caminhos", de aproximadamente 20 min, em sessões às 17h e 18h.

O livro fala sobre as oito plantas da natureza que são proibidas no país. O motivo da proibição é que delas derivam substâncias com efeitos psicotrópicos, utilizadas na formulação de drogas ilícitas consumidas pela população. A obra traz polêmico debate sobre drogas, com abordagens de defensores e de repressores de sua legalização, além de questões legais e constitucionais sobre o tema. Também aborda plantas não proibidas, como o Santo Daime. O livro é fruto de dissertação de mestrado, precursora de uma análise específica e mais aprofundada do assunto. O estudo serviu de base para o Projeto de Lei Federal 7.385/17, que estará disponível para consulta no evento.

O autor, Reinaldo Lobo, é delegado da Polícia Civil do DF, desde 2005, e mestre em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás, UFG. Também possui especializações em Direito Penal, Criminologia e Processo Penal, todas pela UFG. É membro associado da União Brasileira dos Escritores, como poeta e jurista. Também atua como Professor da Faculdade de Direito da UFG e Assessor da Direção da Academia de Polícia da PCDF.

Memorial TJDFT

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pela desembargadora Sandra De Santis.

ícone twitter  ícone facebook  Enviar notícia por WhatsApp