Programa Justiça Comunitária promove curso de educação financeira

por JO — publicado 2018-10-01T17:55:00-03:00

Foto da sala do cursoNa última quinta-feira, 27/9, o Programa Justiça Comunitária (PJC), do TJDFT, lançou o curso gratuito de educação financeira Não sou Gabriela (NSG), em sua sede, no Fórum de Ceilândia. A atividade pedagógica é voltada para agentes comunitários de justiça e cidadania e para terceirizados daquele fórum.

Idealizado pela juíza Rejane Suxberger, titular do Juizado de Violência Doméstica de São Sebastião, o curso - que teve sua primeira aula hoje, 1º/10 - é fruto de acordo celebrado entre o TJDFT e a OSCIP Programa Providência de Elevação da Renda Familiar, numa parceria com a Fundação Banco do Brasil. Com o objetivo de promover a revisão de hábitos financeiros prejudiciais e estimular os participantes a poupar, a ação visa também a contribuir para que pessoas residentes em regiões de elevada vulnerabilidade se sintam mais fortalecidas e mais organizadas economicamente. O curso inclui atividades de sensibilização, diagnósticos e análises sobre o comportamento financeiro do usuário.

Para a agente comunitária Karla Pinto, uma das maiores dificuldades para a boa administração financeira é "estar diante de uma promoção e se controlar para não comprar." A terceirizada Juranita de Jesus também ressaltou o autocontrole como o grande desafio para poupar: "É bem difícil lidar com a ansiedade e com a compulsividade!".   

Daniel Martins Catta Preta, supervisor da Escola de Formação e Pesquisa em Justiça Comunitária, falou aos alunos sobre a importância da atividade pedagógica e sua repercussão na vida de cada um: “Acreditamos que todas as pessoas têm potencialidade, e é importante buscar conhecimento,  descobrir caminhos para suas demandas. A situação financeira é um entrave muito grande. Com uma oferta de crédito fácil, o que nós vemos em nossos atendimentos é que muitas pessoas estão endividadas sem saber o que fazer. Precisamos pensar em como lidar com o dinheiro de uma forma diferente”, afirmou Catta Preta. O facilitador do Não Sou Gabriela, Max Coelho, ressaltou: “para o bom planejamento financeiro, não importa o quanto você ganha, se é muito ou se é pouco. É preciso aprender, sim, a equilibrar o quanto você gasta e o quanto você poupa”.

foto dos participantes durante o cursoA parceria do TJDFT com o Programa Providência, consolidada no curso NSG, estreou no início de setembro, em São Sebastião, com empenho e dedicação da juíza Rejane Suxberger. Ali, a ação se destina especialmente às vítimas de violência, atendidas pelo juízo especializado, e para demais mulheres da comunidade. Em Ceilândia, o curso acontecerá na sala de aula do Programa Justiça Comunitária, em 13 encontros semanais, às segundas-feiras, das 15 às 17 horas.

Mais informações podem ser obtidas pelo número 3321-1762 e pelo site  http://www.naosougabriela.com.br.

Fotos: Calimério Júnior