Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2018 Outubro Secretária executiva da CDJA palestra em curso sobre adoção

Secretária executiva da CDJA palestra em curso sobre adoção

registrado em:
por Liliana Faraco (SECOM/VIJ) e Naisa Martins (CDJA) — publicado em 08/10/2018 13:55

CDJANo dia 02/10, a secretária executiva da Comissão Distrital Judiciária Adoção - CDJA, a assistente social Thaís Botelho Corrêa, proferiu palestra sobre preparação de crianças e adolescentes inscritos para adoção, no curso de Capacitação de Profissionais da rede de acolhimento do DF, promovido pela ONG Aconchego - Grupo de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária. A assistente social da CDJA Naisa Carla Martins Santos também participou do evento. 

O curso iniciou no dia 21/8 e acontece no campus da Universidade Paulista – UNIP, em Brasília, todas as terças-feiras até dia 6/11. O objetivo é promover a capacitação continuada e a troca de saberes entre os profissionais da rede de atendimento à criança e ao adolescente, assim como discutir temas emergentes dos serviços de acolhimento e do direito à convivência familiar e comunitária.  

Em sua fala, a secretária teve a oportunidade de compartilhar a metodologia de preparação psicossocial  e pedagógica de crianças e adolescentes para a adoção internacional utilizada pela equipe técnica desde 2010. Durante sua explanação, Thaís considerou como passo CDJAprimordial e relevante o planejamento profissional das ações e enfatizou os três pilares básicos de uma boa preparação: o trabalho em rede; a construção do vínculo do profissional com a criança ou adolescente baseada em uma relação sincera, respeitosa e empática;  a escuta atenta do adotando e a confirmação dessa escuta, quando o profissional repete o que entendeu a partir do conteúdo apreendido junto aos meninos e meninas em processo de adoção. 

Para dinamizar sua apresentação, a assistente social  convidou os profissionais presentes a participarem de um desafio com o intuito  de despertar a reflexão acerca da importância da preparação da criança/adolescente para a adoção. Voluntários foram incentivados a colocar a mão dentro de uma caixa fechada, por meio da qual puderam experienciar e compartilhar com o grupo as sensações e os sentimentos provocados pelo desconhecimento acerca do que o objeto continha.  Após várias participações, a Secretária ponderou, simultaneamente enquanto abria a caixa, que a adoção não pode ser uma caixa misteriosa. É preciso desvelar, descortinar, traduzir, apresentar o projeto adotivo em suas formas e cores, de maneira a oferecer condições emocionais, psicológicas e sociais para que meninos e meninas experimentem essa possibilidade de vida em família.

A palestrante destacou que a CDJA conta com recursos materiais, humanos e financeiros satisfatórios para o adequado desenvolvimento do trabalho. Contudo, a secretária enfatizou queCDJA é necessário adaptar o processo de preparação à realidade de cada entidade de acolhimento, de modo a minimizar as chances de fracasso e novos rompimentos de vínculos. “É preciso pensar sempre na preparação do acolhido para o desligamento, seja pela via da reintegração familiar, seja por intermédio da colocação em uma família substituta. A preparação é uma forma de contribuir para o fortalecimento emocional da criança ou do adolescente face aos desafios enfrentados durante seu desenvolvimento e na construção de novos vínculos afetivos”, refletiu Thaís. 

A Secretária apresentou, ainda, o projeto “Era uma vez... o recontar de uma história”, criado em 2012 a partir de uma adoção de um grupo de irmãos, que tinha dificuldades de verbalizar suas experiências com a sua família biológica. Os livros produzidos pela CDJA registram e narram de forma lúdica a história de vida de crianças e adolescentes, permitindo  a eles a oportunidade de ouvir e ressignificar os acontecimentos vivenciados antes da adoção internacional. Alguns exemplares da coleção foram entregues aos participantes do curso de capacitação. 

A assistente social da CDJA Naisa Martins fechou o evento fazendo uma  leitura do mais recente livrinho da coleção: Divertir, Cuidar  e Amar , que conta a história de dois irmãos – um menino e uma menina – adotados por uma família italiana.

ícone twitter  ícone facebook  Enviar notícia por WhatsApp