Site Consultor Jurídico publica artigo do Presidente do TJDFT

por ACS — publicado 2018-10-04T11:15:00-03:00

ArtigoA revista eletrônica Consultor Jurídico publicou nesta quinta-feira, 4/10, um artigo de autoria do Presidente do TJDFT, desembargador Romão C. Oliveira. Intitulado “O povo não quer ser surpreendido, quer planejamento consistente”, o texto tem como tema a relação do governante com o povo.

O artigo faz referências a importantes obras da literatura mundial, a começar pelo livro “O Príncipe”, do escritor florentino Nicolau Maquiavel, que, segundo o Presidente Romão, contém “um caminho para que alguém chegue ao poder, desde que conte com os meios necessários para pôr em prática o ‘catecismo’ ali indicado”.

O desembargador assevera que, na atualidade, “o povo já não aceita promessas balofas, infladas, portanto, inviáveis; o povo quer planejamento consistente”. Defende, ainda, que saber qual a opinião do futuro governante sobre os mais variados temas não é fundamental, já que “alguns abandonam suas doutrinas, conforme trocam de gravatas”.

Para o magistrado, “se é verdade que os recursos são escassos, e as necessidades, ilimitadas, o futuro governante prestará obséquio dizendo a que se propõe porque o povo espera mais saúde, mais escolas, mais segurança pública, mais infraestrutura, mais trabalho, mais comida na mesa e menos promessa. Sobretudo, o povo espera verdade, bem que não admite superlativo”.

O inteiro teor do artigo está disponível na página do Consultor Jurídico e na seção Artigos, na página Imprensa do site do TJDFT.