TJDFT promove ação no mês do Outubro Rosa

por MLC — publicado 2018-10-05T12:50:00-03:00

Imagem da fachada do TJDFT em tons de rosa. Texto: Outubro Rosa TJDFTEm 2018, o TJDFT, mais uma vez, adere à Campanha “Outubro Rosa” e promove ação de prevenção do câncer de mama voltada para magistradas e servidoras do Tribunal. A Secretaria de Saúde do órgão irá oferecer exames, palestras, informações e consultas, em diversos fóruns do DF.

Em parceria com o Hospital Santa Lúcia, que realiza a campanha "Brasília contra o câncer", as interessadas poderão ser examinadas por um mastologista, irão aprender a fazer o autoexame e, ainda, receberão encaminhamento para exames complementares, se necessário. Também haverá o chamado "corte solidário", profissionais de um salão de beleza irão cortar cabelos de magistrados e servidores para doação das mechas ao Instituto Aliança de Oncologia. Essas atividades irão integrar o Festival de Saúde Total do Tribunal, realizado no mês de outubro em comemoração ao Dia do Servidor Público.

O TJDFT participa do movimento desde 2010, promovendo eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produzindo materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.

A campanha desse ano enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento; e informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.