Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2018 Setembro Precedentes e Súmulas seguem pautando seminário

Precedentes e Súmulas seguem pautando seminário

Evento termina nesta sexta-feira, 14/9, com palestra sobre precedentes criminais
por ACS — publicado em 13/09/2018 15:05

seminário dia 2Na manhã desta quinta-feira, 13/9, foram realizadas palestras e debates do segundo dia do seminário "Direito Processual Civil – Precedentes e Súmulas". Iniciado nessa quarta-feira, 12/9, o evento pretende discutir, até amanhã, temas relacionados ao sistema de precedentes qualificados, após a vigência do Novo Código de Processo Civil e a influência do Common Law no Brasil, além de abordar a importância das súmulas no Direito brasileiro.

No evento de hoje, a Procuradora do Estado do Rio de Janeiro e assessora de ministro do STF, Patrícia Perrone Campos Mello, proferiu a palestra “As influências do Common Law no novo sistema de precedentes do Brasil”. Após a palestra, a Procuradora, que é professora do mestrado e do doutorado em Direito no Uniceub, debateu sobre o tema com o desembargador James Eduardo da Cruz de Moraes Oliveira, que é membro da Comissão Gestora de Precedentes e da Comissão de Jurisprudência do TJDFT.

Em seguida, a desembargadora Evangelina Castilho Duarte, também membro da Comissão Gestora de Precedentes do TJMG, ministrou a palestra “Os Precedentes e as Súmulas: Importância, Procedimento e o seu Papel nos Tribunais de Segunda Instância nas Matérias Cível e Criminal”. 

SeminárioApós a palestra, a desembargadora Leila Cristina Garbin Arlanch, do TJDFT, mediou o debate entre a desembargadora Evangelina Castilho Duarte e o Procurador de Justiça do MPDFT Jair Meurer Ribeiro. A magistrada informou a existência de um IRDR sobre o caso da poluição do Rio Doce, entre Minas Gerais e o Espírito Santo, e respondeu perguntas da plateia.

Na sexta-feira, 14/9, serão realizadas as palestras do último dia do seminário "Direito Processual Civil – Precedentes e Súmulas". No início da manhã, a ministra Assusete Dumont Reis Magalhães, membro da Comissão Gestora de Precedentes do STJ,  proferirá a palestra “A gestão dos precedentes e as técnicas para a sua formação – questões essenciais à Ratio Decidendi, Obter Dictum”. Em seguida, o ministro do STJ Rogerio Schietti Cruz, que igualmente integra a Comissão Gestora de Precedentes daquela Corte superior, irá palestrar sobre “Metodologia de gestão de precedentes com a integração do STJ  dos Tribunais de Segunda Instância”, com ênfase nos precedentes criminais, uma inovação no sistema de jurídico brasileiro.

Clique aqui para acessar mais fotos do evento.

ícone twitter  ícone facebook  Enviar notícia por WhatsApp