TJDFT realiza ações em alusão ao Setembro Amarelo

por MLC — publicado 2018-09-11T15:45:00-03:00

Setembro amareloO TJDFT, por meio do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho - Pró-Vida, realiza palestra e roda de conversa com o tema “Conversando sobre Prevenção de Suicídio” em diversos fóruns do DF. As ações são destinadas aos servidores e magistrados do Tribunal e serão realizadas no mês de setembro, período da campanha “Setembro Amarelo” que busca promover o diálogo e prevenir o suicídio.

Serão contemplados os fóruns de Brasília, Taguatinga, Samambaia, Núcleo Bandeirante e Santa Maria. Quem conduzirá as ações será a psicóloga do TJDFT, Daniela Prieto, mestre e doutora em psicologia clínica pela UnB e formada em Saúde Mental pela psiquiatria da USP.

Considerando os resultados da pesquisa socioambiental realizada em 2013, que apontou que o estresse e outras doenças do trato psicológico são motivo de 45% do total de afastamentos do trabalho, em junho deste ano, o TJDFT lançou o Programa “Saúde, corpo e mente”. O objetivo é promover, aos magistrados e aos servidores do órgão, conhecimentos técnico-científicos relativos ao estresse, à ansiedade, aos traumas, aos relacionamentos interpessoais, às emoções e à integralidade do ser. São cinco programas e entre eles está incluído o Programa Prevenindo o suicídio, que tem o intuito de esclarecer os diversos fatores psicológicos, biológicos, inclusive genéticos, culturais e socioambientais sobre o tema.

Os outros Programas que compõem o “Saúde, corpo e mente” são o “Conectando-se” - promove o autoconhecimento para a promoção da saúde mental por meio do reconhecimento dos afetos que influem as atitudes e os comportamentos diários; o “Gerenciando a ansiedade” - atendimento coletivo que permite a reflexão e a reavaliação de hábitos, atitudes e posturas pessoais que interferem na saúde e atuação profissional; o “Desatando nós” - minimiza danos psicológicos associados a traumas, com atendimento multidisciplinar para manter a motivação e o comprometimento dos servidores; e o “Integrando o ser” - oferece orientações para uma vida mais saudável, equilibrada, com disposição, alegria e qualidade de vida, com integração do corpo e da mente.

A iniciativa está priorizada no Plano de Ações Setoriais da Secretaria de Saúde do TJDFT e é de responsabilidade do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do Tribunal - Pró-Vida.

Setembro Amarelo

Setembro amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015, o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio. O setembro amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução.

Se precisar de ajuda, basta ligar para o número 188 para todo o Brasil. O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo. Também é possível acessar o chat online, enviar um e-mail ou ir a um dos postos de atendimento físico.

O Setembro Amarelo busca salvar vidas através da informação e da conversa sobre este assunto sério que ainda é um tabu.