Sobe o número de infectados por coronavírus no sistema prisional do DF

por AB — publicado 2020-04-10T19:52:16-03:00

A Juíza titular da Vara de Execução Penal do DF comunica que desde a manhã desta sexta-feira, 10/4, foram realizados testes rápidos junto ao CDP e CIR, presídios localizados dentro do Complexo da Papuda, e o resultado dessa ação é que até às 19h30, 19 policiais penais e 14 presos (incluindo o noticiado da data de ontem) testaram positivo para o Covid 19. Segundo informações da equipe de trabalho, todos estão com sintomas leves e não são do grupo de risco.

Em relação aos internos, cinco estão lotados no CIR e nove no CDP. Eles foram isolados e estão recebendo atendimento médico adequado.Os policiais encontram-se todos afastados de suas funções.

No dia de hoje foram testados os agentes e presos que mantiveram contato com os já contaminados. Ao longo da próxima semana mais testes serão realizados, a fim de aferir e monitorar as condições dos demais internos.

Além disso, a Juíza da VEP informa que todas as pessoas presas com sintomas relacionados à COVID-19 estão passando por triagem e sendo isoladas. Àquelas que vierem a ser presas durante a pandemia será adotado o procedimento em curso, de submissão à “quarentena” pelo período de 14 dias.

A magistrada lembra que os presos idosos continuam alocados em bloco e ala específicos, cujas celas são abertas para ventilação desde a hora do café da manhã até as 17h, permitindo que tenham livre acesso ao pátio de banho de sol, e seguem recebendo atenção redobrada.

O Secretário de Segurança Pública informou à juíza que na segunda feira será avaliado o melhor local para a instalação do hospital de campanha dentro do Complexo da Papuda, após análise relativa aos aspectos de segurança, saúde e estrutura arquitetônica. Uma vez definido o local, a previsão é de que seja concluído em 10 dias. O hospital deve contar com leitos com respiradores para utilização pelo sistema prisional, caso necessário.