COVID-19: Juíza da VEP/DF inspeciona penitenciárias do Complexo da Papuda

por AB — publicado 2020-06-03T17:12:00-03:00

Destaques b 2020-06-03.jpegA juíza da VEP/DF realizou inspeção ordinária no Complexo da Papuda nesta terça-feira, 2/6, acompanhada por servidores da equipe de saúde prisional vinculados à Secretaria de Saúde do DF. Na visita presencial, a magistrada conferiu de perto, dentre outras questões, as condições a que estão submetidos os internos em cumprimento de pena no sistema prisional local, diante da pandemia da COVID-19.

Na ocasião, a juíza entrou em todos os presídios, inclusive no CDP II, onde estão alocados os presos contaminados pelo coronavírus, e conversou com alguns deles. Em geral, eles que se mostraram satisfeitos com a atenção diária que vêm recebendo dos integrantes das respectivas equipes de saúde, tendo, alguns deles pleiteado melhoria da alimentação.

A magistrada também inspecionou os almoxarifados das várias unidades e confirmou o recebimento de cobertores e kits de higiene, regularmente entregues a todos os internos.

Ciente de suas atribuições e da necessidade de constantes aperfeiçoamentos, a VEP/DF segue atenta e diligente, acompanhando de perto os desdobramentos da pandemia da COVID-19 e adotando as medidas que lhe competem, a fim de preservar a saúde e a integridade de todos os internos e agentes do sistema prisional. 

Números do sistema

Até 1o/6, o DF havia realizado 5.323 testes para detecção da COVID, dentre swab e rápidos, sendo responsável por 77,8% dos testes aplicados em todo país, segundo o DEPEN.

Em 2/6, o sistema prisional do DF registrava 926 casos positivos de COVID-19, dos quais 235 de policiais penais - 188 já recuperados - e 691 presos, sendo 459 recuperados.

Até 3/6, lamentavelmente, constam 2 óbitos de pessoas presas e 1 óbito de policial penal no DF.

Considerando que a densidade demográfica dentro do Complexo da Papuda é três vezes maior que a dos demais espaços territoriais do DF no que se refere ao número de habitantes por Km2, a VEP/DF acredita que as medidas que vêm sendo adotadas têm sido acertadas.