Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Seminários para Jornalistas

Seminário de Direito para Jornalistas

 

Apresentação

O Judiciário é ainda um desconhecido no meio social. Falta sobre ele uma correta e completa informação. Não só relativa ao seu funcionamento, como também concernente ao que faz bem e é de interesse social. Para que ela aconteça, é preciso obter uma melhor interação entre Judiciário e Imprensa, que propicie o conhecimento e a compreensão da forma e do ritmo de trabalho de cada segmento. É a Imprensa que pode levar, adequada e eficazmente, a informação ao conhecimento da sociedade.

Preocupados com essa importante questão, a Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios - AMAGIS-DF e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, com a colaboração do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, empreenderam, de 23 a 27/08/1999, o "I Seminário de Direito para Jornalistas", sem dúvida o marco de uma nova dimensão no relacionamento Judiciário/Imprensa no Distrito Federal. Inscreveram-se 94 (noventa e quatro) jornalistas atuantes, registrando-se média diária de freqüência de 66 profissionais, cuja participação foi intensa. Jornalistas e magistrados, estes ministrando noções do funcionamento do Judiciário nacional e local, tiveram oportunidade ímpar de esclarecer dúvidas e trocar idéias e experiências.

O sucesso do evento aconselhou sua continuidade. Surgiram, assim, o "II Seminário de Direito para Jornalistas", realizado de 28/08 a 1º/09/2000 e o III Seminário, de 27 a 31/08/01. E nada melhor do que, a cada seminário, poder oferecer os anais do anterior. Tratam-se de obras que reúnem todo o conteúdo do evento, permitindo, pelos interessados, o exame das matérias abordadas e de interessantes vertentes do relacionamento Imprensa/Judiciário, tema palpitante, atual e relevante para a democracia.

Des. Mario Machado

 

Objetivo

Aproximar o Judiciário e a Imprensa, mostrando suas características, diferenças e semelhanças, bem como proporcionar aos jornalistas uma melhor interação dos procedimentos do Poder Judiciário

 

Público

  • Jornalistas que cobrem o dia a dia do Poder judiciário;
  • Profissionais de Comunicação Social;
  • Estudantes de Jornalismo a partir do 6º semestre.

 

Realização

  • Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios;
  • Associação dos Magistrados do Distrito Federal e dos Territórios - Amagis-DF.

 

Promoção

  • ACS - Assessoria de Comunicação Social do TJDFT;
  • Escola de Administração Judiciária - Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro;
  • Escola da Magistratura do Distrito Federal.

 

Parceira

  • Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal

 

Seminário 2011

 

Seminário de Direito para Jornalistas 2011

 

Seminários anteriores