Acessibilidade e Inclusão
Nesta página são divulgadas informações sobre acessibilidade do site e ações de acessibilidade e inclusão do TJDFT.
Recursos de acessibilidade no site
O portal do TJDFT apresenta vários recursos para facilitar o acesso ao seu conteúdo para qualquer cidadão.
Desenvolvido mediante rigorosa observação às normas de usabilidade e acessibilidade, suas páginas são compatíveis com os padrões internacionais para tecnologia eletrônica e de informação e a classificação AA do W3C para acessibilidade, além de usar padrões web de melhores práticas, como XHTML e CSS.
O gerenciador de conteúdo produto da Fundação Plone é expressivamente utilizado no desenvolvimento de soluções diversas do governo brasileiro, sobretudo, no âmbito federal. Diversos órgãos integrantes da administração pública direta e indireta, tais como a Presidência da República, o Interlegis, o Serpro, o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Ministério das Cidades, o Departamento de Polícia Federal e Universidades Federais, possuem seus portais, intranets ou sistemas web desenvolvidos em Plone.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O eMAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Tamanho da letra
A maioria dos navegadores atuais já possuem implementações próprias para ajustes de tamanho de letra e a mesma pode ser usada para esse portal. Para isso basta usar as seguintes combinações de teclas:
- Aumentar letra: “ctrl +” no Windows ou “cmd +” no Mac OS
- Diminuir letra: “ctrl -” no Windows ou “cmd -” no Mac OS
- Tamanho original: “ctrl 0(zero)” no Windows ou “cmd 0(zero)” no Mac OS
Alguns navegadores também aceitam mudança de tamanho usando a roda do mouse, enquanto se mantém a tecla “ctrl” ou “cmd” pressionada.
Alto contraste
O estilo do site foi criado de forma que todo o texto apresente um contraste mínimo de 8,09:1 em relação ao fundo, como recomendado pelo eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
Suporte para libras
Usuários que preferirem o conteúdo do portal traduzido para libras, podem fazer uso do aplicativo VLibras, disponível em todas as páginas do site no ícone com as mãos, lateral direita.
Problemas com acessibilidade do site
Enviar email para nugcom@tjdft.jus.br.
Inclusão
No TJDFT, a inclusão da pessoa com deficiência visa a promoção da igualdade adotando-se medidas para prevenir e eliminar barreiras atitudinais, tecnológicas, urbanísticas, arquitetônicas, de mobiliário, de acesso aos transportes, nas comunicações e na informação, conforme as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça - CNJ e da Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146 de 20215).
Unidade responsável: Núcleo de Gestão da Comunicação e Padronização de Tecnologia da Informação - NUGCOM; Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade - NUICS.
Contato: nugcom@tjdft.jus.br. nuics@tjdft.jus.br; (61) 3103-6869.
Fonte da informação: Lei 13.146 de 2015; Recomendação CNJ 27 de 2009; Resolução CNJ 401 de 2021; Decreto 5.296 de 2004.
Formatos disponíveis: PDF; HTML.
Periodicidade: anual.
A sua opinião é muito importante para nós!
O que você achou do conteúdo disponibilizado nessa página? Registre a sua avaliação.
Caso queira apresentar reclamações, dúvidas ou sugestões sobre os serviços prestados pelo Tribunal, por gentileza, entre em contato com a Ouvidoria.