Acessibilidade e Inclusão

Página com informações sobre acessibilidade do site e ações de acessibilidade e inclusão do TJDFT.
última modificação: 2021-11-18T18:11:08-03:00

Recursos de acessibilidade no site

O portal do TJDFT apresenta vários recursos para facilitar o acesso ao seu conteúdo para qualquer cidadão.

Desenvolvido mediante rigorosa observação às normas de usabilidade e acessibilidade, suas páginas são compatíveis com os padrões internacionais para tecnologia eletrônica e de informação e a classificação AA do W3C para acessibilidade, além de usar padrões web de melhores práticas, como XHTML e CSS.

O gerenciador de conteúdo produto da Fundação Plone é expressivamente utilizado no desenvolvimento de soluções diversas do governo brasileiro, sobretudo, no âmbito federal. Diversos órgãos integrantes da administração pública direta e indireta, tais como a Presidência da República, o Interlegis, o Serpro, o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Ministério das Cidades, o Departamento de Polícia Federal e Universidades Federais, possuem seus portais, intranets ou sistemas web desenvolvidos em Plone.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O eMAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Tamanho da letra

A maioria dos navegadores atuais já possuem implementações próprias para ajustes de tamanho de letra e a mesma pode ser usada para esse portal. Para isso basta usar as seguintes combinações de teclas:

  • Aumentar letra: “ctrl +” no Windows ou “cmd +” no Mac OS
  • Diminuir letra: “ctrl -” no Windows ou “cmd -” no Mac OS
  • Tamanho original: “ctrl 0(zero)” no Windows ou “cmd 0(zero)” no Mac OS

Alguns navegadores também aceitam mudança de tamanho usando a roda do mouse, enquanto se mantém a tecla “ctrl” ou “cmd” pressionada. 

Contato

No caso de problemas com a acessibilidade do site, enviar email para nugcom@tjdft.jus.br.

Inclusão

O TJDFT está empenhado em se tornar uma instituição cada vez mais acessível a todas as pessoas, com ações que buscam garantir o acesso facilitado a todos magistrados (as), servidores (as), trabalhadores (as) terceirizados (as), estagiários (as), cidadãos (ãs) ou visitantes. Saiba mais.